O livro “Família Real” da escritora angolana Yola Castro é a nossa Dica de Leitura


Por Beni Dya Mbaxi*, Colunista

Yola Castro, escritora angolana e professora, foi professora de literatura infantil no Complexo Escolar Dom Bosco, Yola Castro tem publicadas várias obras, entre as quais "A borboleta colorida e a linda joaninha" (prémio literário 16 de Junho, INALD-2003), "Colectânea do conto infantil e Vuvukyetu" e outras obras literárias. 

Sobre o livro: 

É uma obra de quatro contos. O primeiro conto intitulado “A boneca de trapo”, onde a protagonista, a Menina Tchissola e a mãe manifestam a ausência do pai, que foi levado pelos tropas inimigos de aldeia longínqua, ambas mostram a crença a Deus que possa trazê-lo de volta, esta parte do livro, é marcado pela boneca de trapo feito pela mãe, que deixa a Menina Tchissola feliz.  

O segundo conto é marcado pela integração da Menina Tchissola a escola, ela mostra o encanto a aprendizagem, fascino pela professora e pelos colegas, mas vem a surpresa, o regresso do pai. O terceiro conto é marcado pela chegada do novo membro a família, o menino Hossi, que encheu o coração da Menina Tchissola de alegria, a família ganhou um novo membro. O último conto é marcado por uma redação que o professor pedirá, Menina Tchissola escolheu um tema denominado “ o mundo dos sonhos “, um lugar onde gostaria viver. 

Portanto, atrevo-me dizer que é um excelente livro e recomendo a todos. Voltaremos na próxima oportunidade com mais uma Dica de Leitura. “Quem lê, é um bom emissor”. 

*Beni Dya Mbaxi, pseudónimo literário de Bernardo Sebastião Afonso, é um talentoso escritor angolano nascido em Luanda, no município do Cazenga, em 28 de maio de 1997. Seus pais são Carlos Afonso Bernardino e Domingas Augusto Sebastião. Embora resida em Angola, no Continente Africano, sua estreia como colunista ocorreu de maneira inusitada durante a pandemia da covid-19.

Em maio de 2020, Beni Dya Mbaxi começou a contribuir para o Blogue Choque Cultural Buíque, surpreendentemente sediado na cidade de Buíque, localizada no interior do estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Essa oportunidade única foi proporcionada pelo editor e escritor do blogue, Leonardo Silva. A peculiaridade de sua trajetória revela a capacidade de superar fronteiras geográficas, conectando Angola e o Brasil por meio das palavras. O pseudônimo de Bernardo Sebastião Afonso promete deixar uma marca duradoura no cenário literário, transcendentando barreiras culturais com suas contribuições significativas ao Choque Cultural Buíque.

Comentários