Artista Plástico e Grafiteiro Marcinaldo Souza Recebe Moção de Aplausos em Buíque


Por Leonardo Silva / Pesquisador Cultural

A Cultura de Buíque ganhou destaque ontem à noite na Câmara de Vereadores com a apresentação da Moção de Aplausos de Nº 69/2023, uma homenagem ao talentoso Artista Plástico e Grafiteiro Marcinaldo Souza. Este reconhecimento, de autoria do Vereador Rodrigo Carvalho, e que contou com a aprovação da maioria dos Vereadores, celebra a notável contribuição de Marcinaldo Souza para o cenário artístico local e sua dedicação em compartilhar sua paixão pelas artes visuais com a comunidade.

A trajetória de Marcinaldo Souza é um testemunho vivo de seu compromisso inabalável em promover a expressão artística, especialmente entre os jovens de Buíque. Sua jornada profissional teve início como oficineiro de grafite no Sesc Ler - Buíque. Durante os projetos "Buíque Urbano" e "Cultura Buíque" em 2017 e 2018, ele desempenhou um papel crucial, orientando crianças e adolescentes na arte do grafite. Isso demonstra sua missão de proporcionar aos jovens uma plataforma criativa para se expressarem.

Além de seu trabalho com as oficinas de grafite, Marcinaldo Souza empreendeu atividades de ensino artístico para crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em 2017 e 2018, com temas natalinos e carnavalescos. Essas iniciativas mostram seu compromisso em incorporar a arte em celebrações e ocasiões especiais, tornando a experiência educativa ainda mais memorável.


A versatilidade artística de Marcinaldo é verdadeiramente impressionante. Ele domina diversas técnicas, incluindo grafite, pintura a óleo sobre tela, pirografia e aerografia. Essa ampla gama de habilidades demonstra sua dedicação em explorar e aprimorar seu talento artístico ao longo dos anos. Além de sua experiência prática, Marcinaldo investiu em sua formação artística, concluindo cursos de grafite no Sesc Ler - Buíque em 2013 e 2015, totalizando 80 horas de treinamento. Essa educação formal complementa sua experiência prática, permitindo-lhe aprimorar ainda mais suas habilidades e conhecimentos nas artes plásticas e do grafite.

Em um momento crítico da história recente, em julho de 2020, Marcinaldo Souza contribuiu para a conscientização sobre a Covid-19 por meio de uma impactante intervenção artística apoiada pelo Sesc PE. Ele adornou o Muro da Maternidade Alcides Cursino (Buíque) e a Escola Simôa Gomes (Garanhuns) com mensagens de prevenção ao coronavírus. Sua arte se tornou um lembrete constante dos riscos e medidas necessárias para enfrentar a pandemia.

Imagem: Leonardo Silva

Recentemente, o talentoso grafiteiro embelezou Buíque com um belíssimo painel na sede da Compesa, em colaboração com a Prefeitura de Buíque e a Secretaria de Turismo. Este é mais um exemplo de como a arte urbana pode enriquecer nossa paisagem e unir esforços em prol da cultura e da comunidade.

Para aqueles que podem não estar familiarizados, as artes plásticas englobam todas as formas de expressão visual que envolvem a criação de obras de arte visuais, como pintura, escultura, desenho e gravura, entre outras. O grafite, por outro lado, é uma forma de arte urbana que se manifesta por meio de desenhos, letras e imagens elaboradas em superfícies públicas, como paredes de edifícios e murais.

Marcinaldo Souza é um exemplo notável de um artista que utiliza essa forma de expressão para criar obras que inspiram e impactam sua comunidade. Sua dedicação à promoção da arte e da cultura em Buíque merece aplausos e reconhecimento.

A homenagem recebida na noite de ontem (18/10), a Câmara de Vereadores de Buíque reconheceu a importância de artista local, Marcinaldo Souza, que faz da arte uma ferramenta poderosa de expressão, educação e conscientização. Sua contribuição é um farol brilhante no cenário artístico de Buíque e uma inspiração para futuros artistas e amantes da arte em toda a região. 

Comentários