ARCOVERDE - Literatura e Cultura ganham destaque na 5ª Edição da FELIS de 26 a 28 de outubro


Arcoverde se prepara para receber a 5ª edição da Feira Literária do Sertão-FELIS, um evento cultural que se traduz como um marco no cenário literário da região. Realizado pelo Coletivo Cultural de Arcoverde – COCAR e pelo Conecta Negócios, de 26 a 28 de outubro de 2023, a Praça Virgínia Guerra (Winston Siqueira), no centro da cidade, será um dos palcos desse encontro entre escritores, artistas, leitores e toda a comunidade. 

O evento tem como tema Literatura no Sertão e contará com programação diversificada, com lançamentos de livros, rodas de conversa, performances artísticas, cultura tradicional, teatro, música, fomentando o diálogo entre os diversos atores culturais. 

Haverá venda de livros e produtos artesanais, tenda infantil, arena com palco e área gastronômica, que prometem criar uma atmosfera vibrante de aprendizado e entretenimento.

Além de proporcionar um ambiente de festas literárias, a FELIS também possui um forte viés educacional. Com atividades direcionadas para estudantes de diferentes faixas etárias, incluindo ações nas escolas e eventos formativos para professores e alunos, a feira busca estimular o interesse pela leitura e contribuir para o fortalecimento da identidade cultural do sertão.

A expectativa é que este ano, a FELIS receba cerca de 2.000 pessoas por dia, abrangendo uma faixa etária diversificada, desde crianças a partir de 5 anos até adultos de 70 anos. Com o engajamento das escolas públicas e privadas da região, bem como do público em geral, a feira tem potencial para enriquecer a experiência cultural e fortalecer os laços da comunidade com sua produção literária e artística.

"Celebramos a literatura do Sertão, num evento de integração e conhecimento, uma experiência de incentivo à leitura e a nossa identidade cultural", enfatiza um dos diretores do COCAR, Kleber Araújo.

A FELIS 2023 tem apoio da Prefeitura de Arcoverde, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo e Eventos, Edupe, Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-Aesa, Lira Cultural, Neuroimagem, AP Net Provedor e Casa Rodrigues.

AÇÕES – Entre as ações de destaque estão Café em Cena, a Felis Gastrô, a “Felisinha” e o XIII Festival Regional de Poetas Repentistas de Arcoverde.

O "Projeto Café em Cena" terá atividade de leitura dramatizada e acontece nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Coletivo Riso da Terra, no São Miguel. Comandada pelo artista e psicopedagogo Givaldo Silva (Bob), será uma noite de histórias, poesia e muita inspiração para celebrar a diversidade da literatura.

A Felis Gastrô já começou e conta com a participação de restaurantes locais como: Sabor do Campo, Cantana, La Sebastiana, Ferreira Espetus, Talentos e Lira Cultural. Cada participante elaborou um prato exclusivo, que não apenas satisfará os sentidos, mas também despertará a imaginação. Os cardápios foram cuidadosamente criados para homenagear a rica literatura brasileira e sua conexão profunda com o sertão. 

A "Felisinha" é uma vertente infantil da FELIS, repleta de ações dedicadas a incentivar a leitura, estimular a criatividade e promover atitudes de respeito à diversidade humana e ao meio ambiente. As atividades da "Felisinha" incluem contação de histórias, oficinas e apresentações artísticas. Todos os dias haverá atividades nos "CANTOS DE EXPERIÊNCIA": Canto de Leitura, Caixa de Areia, Canto de Desenho e Autorretrato, na Praça Virginia Guerra. Além disso, a brinquedoteca da Prefeitura Municipal de Arcoverde também estará presente num espaço aconchegante de leitura e diversão.

O Festival de Repentista reunirá alguns dos talentos mais proeminentes da arte do repente. Presenças confirmadas dos aboiadores Cícero Aboiador e Pedrão do Gado e das duplas de violeiros Maximino Bezerra e Damião Enésio; Antônio José e Zé Bartolomeu; Cícero de Souza e Edivando Nogueira; Damião Cavalcanti e Lídio Vaz.

Lançamento dos livros

Dentro da programação dos lançamentos dos livros, o primeiro dia começa com o Coletivo de Livros Autores de Sertânia/Monteiro. No dia 27, haverá "Não tenhas medo, eu sou a graça” de Carlos André Silva de Moura (Recife-PE); "Desencanto I" de Michaela Vilela (Arcoverde-PE) e "Águas de Márcia" de Márcia Marina (Buíque-PE). No sábado 28, é a vez do "Reflexões de um Contador de Histórias" de Marcelino Brito (Maceió-AL); "Antologia do Esperançar: Mulheres Costurando Histórias"; "Miróbolante" de Wilson Freire (Recife-PE) e "Pecúlio" de Jorge Filó (Recife-PE). Vai valer a penas conferir!

Apresentações artísticas

No dia 26, terá a Orquestra MAKTUB (Arcoverde). Já no dia 27 haverá performance com Felipe Morais, Kelly Rosa e o Show "O Poeta e a Rosa" e apresentação musical do multiartista Clayton Barros.  No dia 28 (sábado), o tom fica com o XIII Festival Regional de Poetas Repentistas de Arcoverde e a apresentação musical Sevy Nascimento, Leandro Vaz e Brunno Morais. Para fechar no dia 29, haverá a Feijoada Literária com Banda Cabeça de Alho e convidados

A programação completa está no Instagram @felis.arcoverde.

 




Comentários