Promovido pela Associação Cultural Raízes do Sertão, da cidade de Arcoverde (PE), o Festival Cosme e Damião chega à sua 10ª edição no ano de 2023.


Desde 2015 foram realizadas diversas ações voltadas para a comunidade do São Cristóvão e bairros vizinhos, como oficinas gratuitas de reciclagem, música percussiva, dança popular e teatro de rua, e apresentações de grupos artísticos. O 10º Festival Cosme e Damião com tema Amor, Fé e Devoção.

Neste ano, o Festival terá duração de 4 dias e contará com várias atrações culturais, entre brinquedos populares, contação de histórias, filmes e apresentações musicais, além é claro, de brincadeiras tradicionais de Cosme e Damião. Todas as atrações culturais e oficineiros do Festival são oriundas da cidade de Arcoverde, já que um dos propósitos do evento é a promoção e valorização da cultura local.

Respeitando a tradição de matriz africana, na qual a Associação Cultural Raízes do Sertão é fundada, haverá distribuição de comidas típicas dos festejos de Cosme e Damião como pipocas e doces, em homenagem aos Santos Cosme e Damião que no sincretismo são as Divindades Ibejis, aqueles que regem a alegria, a inocência e a ingenuidade das crianças.

As atividades da 10ª Edição do Festival Cosme e Damião ocorrerão na comunidade dos Canos, no bairro Sucupira, onde está localizada a recém-inaugurada sede da Associação. A programação completa está disponível no perfil do Instagram: @associacao.cultural.raizes.

ASSOCIAÇÃO

Desde 2013, a Associação Cultural Raízes do Sertão atua na Comunidade dos Canos, localizada na periferia da cidade de Arcoverde, no sertão pernambucano. A entidade é formada por três grupos culturais: Maracatu Raízes do Sertão, Grupo Cultural de Matrizes Africanas Obá Aiyê e o Samba de Coco Eremin. O objetivo é promover o debate sobre o fim das desigualdades econômicas, do racismo e da intolerância religiosa através das manifestações culturais e atividades de caráter socioeducativo.

Sua nova sede foi inaugurada recentemente, e conta com espaço amplo para a realização de suas atividades tais como oficinas de maracatu, coco, afoxé, capoeira, atividades sociais e aulas de reforço escolar, visando promover a cultura e educação popular para a comunidade.

A Associação Cultural Raízes do Sertão já realizou diversos eventos culturais como Sambada Solidária, Festival Coco para Crianças, Encontro de Maracatu, Sambada Popular de Cocos, Debates da Consciência Negra e contra o Preconceito Religioso, Festa de São Cosme e Damião. 



Comentários