O livro "Compreendendo e Navegando o luto" da Gaolapelwe Badumedi Matsetse-Mpete, do Botswana, é a nossa Dica de Leitura
Por Beni Dya Mbaxi
Gaolapelwe Badumedi Matsetse-Mpete é CEO da Bonton- Botswana Consultancy (Pty) Ltd. Ela é formada em Direito, atualmente candidata a LLM (Mestrado em Direito) pela Cumbria University, Reino Unido. Ela é autora publicada de 3 livros (EM SUA PRÓPRIA VOZ, COMPREENDENDO E NAVEGANDO O luto e superando). Ela também é a fundadora dos prêmios Women Achievers (uma plataforma que celebra e homenageia mulheres e meninas que se destacam em suas respectivas áreas) e do Literary Women Circle (um clube do livro que lê e revisa livros) em Botswana, África Austral.
Sobre o livro:
A obra é inspirada a própria jornada traumática de luto depois de perder meu único irmão da autora para a Covid 19 em 2021. Uma jornada devastadoramente dolorosa que finalmente me levou à depressão. "Escrever este Livro me salvou, escrever me ajudou a superar a dor. Escrevi-o para ajudar a próxima pessoa que também está lutando contra a dor da perda" . Realça a autora.
Este Livro tem como objetivo trazer Consciência, compreensão mais profunda do que é o Luto e como navegá-lo melhor.
Ele desvenda os diferentes tipos de luto, sintomas de luto, reações emocionais e físicas à perda, diferentes estágios do luto, como o luto afeta diferentes esferas de nossas vidas, por que as personalidades mudam durante o luto, desentendimentos familiares causados por emoções intensas, influências negativas de estranhos, como lidar com uma criança em luto, isolamento autoimposto ou afastamento da sociedade, perda de amigos ao longo do caminho, pressões sociais para ficar bem, como o luto pode levá-lo ao abuso de substâncias e álcool, estratégias de enfrentamento, busca de intervenção psicológica, e, finalmente, superar as duras ondas do luto. Este é um livro totalmente embalado, um espaço seguro para qualquer pessoa que esteja lutando ou com o coração partido.
Recomendo este magnífico livro, que faz parte da contemporaneidade da literatura do Botswana.
Nas próximas oportunidades, voltarei com mais uma Dica de Leitura.
"Quem lê, é um bom emissor".
Comentários
Postar um comentário