Jovem professor de música e artista, Sillas Alves, brilha como organizador do BANFEST em Buíque


Primeira edição do Festival de Bandas de Buíque foi um sucesso e promete se tornar parte do calendário cultural do município

Na tarde deste domingo (17/09), a cidade de Buíque se encheu de música e cultura com a realização da primeira edição do Festival de Bandas de Buíque, carinhosamente chamado de BANFEST. O evento foi um verdadeiro sucesso, reunindo centenas de telespectadores apaixonados por música, que tiveram a oportunidade de se encantar com apresentações incríveis de bandas marciais de diversas cidades da região.


O grande destaque do BANFEST foi o jovem professor de música, artista e pesquisador do ensino musical, Sillas Alves, que merece todos os créditos por idealizar e organizar este evento cultural que promete se tornar uma tradição no calendário do município.

Sillas Alves, natural de Buíque, é um talento nato da música e um dedicado educador musical. Sua paixão pela arte sonora o motivou a criar o BANFEST, uma oportunidade única para as bandas marciais locais e de cidades vizinhas mostrarem seu talento e encantarem o público com suas apresentações vibrantes.


O evento reuniu um total de treze bandas marciais, mobilizando mais de 800 integrantes que deram um verdadeiro show de técnica e harmonia. As bandas participantes foram:

  • Banda Marcial de Idosos Viver Mais (Arcoverde)
  • Banda Marcial Uirapuru (Pesqueira)
  • Banda Marcial João Jorge Sobrinho (Manarí)
  • Banda Marcial José Alípio Pimentel (Venturosa)
  • Banda Marcial Raízes do Amanhã (Pedra)
  • Banda Marcial Amália Cavalcanti da Costa Lima (Pedra)
  • Banda Fanfara Municipal (Inajá)
  • Banda Show Municipal (Pesqueira)
  • Banda Marcial Cesar Claudino (Venturosa)
  • Banda Marcial Independente (Buíque)
  • Banda Dom Adelmo Machado (Arcoverde)
  • Banda Wilde Neiva (Pedra)
  • Banda Musical Ulisses Lima (Belo Jardim)

O percurso do desfile das bandas foi emocionante, saindo da Escola Municipal Engenheiro Kleisson de Fretas Araújo, passando pela Praça Nano Camelo, Rua Coronel Antônio Cavalcante, Praça Major França e encerrando na Rua Osório de França Galvão. As ruas da cidade se encheram de espectadores que se emocionaram com as músicas e as coreografias das bandas.

Márcia Vera Maciel, formada em Marketing e produtora cultural, também teve um papel fundamental na organização do evento como coordenadora. Ela destacou a importância do BANFEST para a promoção da cultura e o fortalecimento da identidade musical da região.

Além dos organizadores, diversos parceiros desempenharam um papel crucial para que o BANFEST se tornasse um sucesso. A Prefeitura de Buíque, através das Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e do Departamento de Trânsito e outros apoiadores como Alexsandra Queiroz, Mirian Briano, ACIB (Associação Comercial e Industrial de Buíque), BMIB (Banco Municipal Independente de Buíque) e muitos outros contribuíram direta ou indiretamente para o êxito do evento. Quem também esteve marcando presença foi o Prefeito Arquimedes Valença, o vice-prefeito Túlio Monteiro e o ex-prefeito e amante da cultura, Blésman Modesto.

O BANFEST não apenas celebrou a música, mas também promoveu a união da comunidade local em torno da cultura, fortalecendo os laços entre os moradores de Buíque e cidades vizinhas. Com a determinação e paixão de Sillas Alves e de todos os envolvidos na organização, é certo que o BANFEST continuará a brilhar nos futuros calendários culturais de Buíque, mantendo viva a chama da música e da tradição. Parabéns a todos que tornaram este evento memorável!

Comentários