O município de Buíque sediou a quinta reunião do Projeto de Turismo "ROTA 5", que promete impulsionar o turismo no Sertão/Agreste de Pernambuco


Por Henrique Marks, Repórter.

Na manhã de ontem (20/07), o município de Buíque foi palco da quinta reunião de alinhamento para criação da Rota Turística - Região do Sertão/Agreste de Pernambuco, que promete impulsionar o setor turístico em toda a região. Denominada ROTA 5, o projeto abrangerá os municípios de Buíque, Ibimirim, Arcoverde, Tupanatinga e Sertânia, visando divulgar as potencialidades do ecoturismo, turismo de natureza e turismo cultural presentes na área, além de fomentar toda a cadeia produtiva do turismo local.

Estiveram presentes na importante reunião diversas autoridades e representantes dos municípios envolvidos, demonstrando o comprometimento e a união para o desenvolvimento do turismo regional. Entre os presentes, estavam Esildo Barros, Secretário de Turismo, Cultura e Lazer de Buíque; Hélio Albuquerque, Chefe do Departamento de Turismo de Buíque; Márcio Albuquerque, Diretor do Departamento de Turismo de Buíque; Fernanda Carvalho, Assessora Especial de Turismo de Buíque; Tácio Henrique, Secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo de Sertânia; Pedro Brandão, Secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde; Luís Cavalcanti, Presidente da Associação dos Condutores de Turismo do Catimbau - ACONTURC; Mestre Luís Benício, Artesão; e Ayron Kerlly, Consultor do SEBRAE da Paraíba.


O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer de Buíque e reforçou o propósito da ROTA 5 em explorar e divulgar as belezas naturais, a cultura rica e as tradições do Sertão e Agreste pernambucano. Com a parceria estabelecida entre os municípios, espera-se que a iniciativa impulsione o crescimento econômico local, promovendo o fortalecimento dos setores de hotelaria, gastronomia, artesanato e serviços de apoio.

O Diretor do blog Choque Cultural Buíque, Leonardo Silva, expressou seu desejo de que a ROTA 5 traga prosperidade aos municípios envolvidos e que essa parceria possa ser expandida para outros locais da região do Agreste e Sertão. Para ele, a cooperação mútua entre os municípios é fundamental para atrair visitantes, gerar empregos e potencializar o crescimento do turismo regional.


Com a criação da ROTA 5, os municípios participantes poderão se beneficiar mutuamente, compartilhando experiências e recursos para melhorar a infraestrutura e a oferta de serviços turísticos. Além disso, a divulgação conjunta das atrações locais contribuirá para aumentar a visibilidade da região, atraindo turistas nacionais e internacionais interessados em conhecer a riqueza cultural e natural que o Sertão/Agreste de Pernambuco tem a oferecer.

Com o comprometimento das autoridades locais, das entidades envolvidas e da comunidade, a ROTA 5 tem tudo para se consolidar como uma referência no turismo pernambucano e como um exemplo de cooperação e desenvolvimento regional.


*Com informações de Fernanda Carvalho, Assessora Especial de Turismo de Buíque


Comentários