Arquimedes leva demandas de Buíque ao IPA: poços, dessalinizadores, barragens e abastecimento


Nesta segunda-feira, 10 de julho, o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, e o vice-prefeito Túlio Monteiro, participaram de uma reunião com o diretor presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Joaquim Neto de Andrade Silva. Também estavam presentes na reunião o Secretário de Abastecimento e Agricultura do município, Aldy Régis, e o Vereador Preto Kapinawá.

Durante o encontro, foram entregues dois ofícios ao presidente do IPA. O primeiro tratava da adesão ao Programa de Aquisição de Alimento - PAA com Doação Simultânea a entidades e instituições. No segundo ofício, foram solicitados equipamentos e máquinas para perfuração de poços artesianos (perfuratriz), implantação de dessalinizadores, sistemas de abastecimento de água simplificado, construção de barragens mecanizadas de pequeno porte e construção de barragens subterrâneas.

O município de Buíque tem uma extensão territorial de 1.336,544 km² e uma população rural que corresponde a 60% dos habitantes totais, totalizando 31.300 habitantes. Além disso, o município possui 248 logradouros/comunidades, 3 distritos (Carneiro, Catimbau, Guanumby) e 3 povoados (Amaro, Tanque e Riachão). Há também 100 associações rurais, das quais 52 fazem parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável Rural de Buíque/PE. Todas essas associações são assistidas e atendidas pela Secretaria de Abastecimento e Agricultura, juntamente com os parceiros.

O prefeito Arquimedes Valença garantiu ainda, através da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, que a prefeitura irá ceder um funcionário para auxiliar no escritório do IPA no município, com o objetivo de agilizar os trabalhos. 

Foto: Leonardo Silva 

Comentários