CULTURA ARCOVERDE: NA MINHA PERIFERIA TEM CINEMA - Cineclube Raízes do Sertão


No dia 13 de julho de 2023, terça-feira, Arcoverde recebe a primeira sessão do cineclube “Na Minha Periferia Tem Cinema - Cineclube Raízes do Sertão”, na sede da Associação Cultural Raízes do Sertão.

A Associação está localizada na comunidade dos Canos, em Arcoverde, sertão de Pernambuco, e atende mensalmente 50 crianças em atividades como aulas de capoeira, reforço escolar, aulas de maracatu e samba de coco, bem como para as famílias que habitam o seu entorno, em ações como Sopão solidário, distribuição de cestas básicas, entre outros.

A programação do “Cineclube Raízes do Sertão - Na Minha Periferia Tem Cinema” será composta por 20 filmes, entre curtas e médias metragens, sendo 10 para o público adulto e 10 infanto-juvenil. Um dos objetivos do Cineclube Raízes Do Sertão é democratizar o acesso às produções e filmes representativos da cinematografia brasileira, sobretudo as que estão fora do circuito de exibição comercial.

As temáticas prioritárias dos filmes para os adultos serão as questões voltadas para a população negra e periférica: suas lutas, suas conquistas e seus espaços de falas, de forma a combater o racismo estrutural. Já a temática dos filmes voltados para a infância e juventude terá como pano de fundo as questões voltadas para a religiosidade a partir do sincretismo religioso dos santos gêmeos Cosme e Damião, que na Religião de Matriz Africana, são representados pelos Orixás Ibejis, protetores das crianças.

As sessões ocorrerão nas terças e quintas, sempre às 19h, na sede da Associação Raízes do Sertão. A abertura do projeto será em 13 de junho e se estenderá até 31 de agosto. Na 1ª sessão terá um momento musical com a apresentação do Maracatu Raízes do Sertão. A programação completa será divulgada no instagram oficial da Associação (https://instagram.com/associacao.cultural.raizes) O cineclube contará com algumas sessões exclusivas para os estudantes da rede pública. Entretanto, em todas as sessões haverá atividades pedagógicas que possam alimentar o debate entre o público, para que através das obras escolhidas, possam se conscientizar de seu protagonismo. Além disso, todas as sessões contarão com acessibilidade em libras.

SERVIÇO

“Na Minha Periferia Tem Cinema - Cineclube Raízes do Sertão”
Quando: 13 de julho até 31 de agosto de 2023
Onde: Associação Cultural Raízes do Sertão
Horário: 19h
Rua Elizabeth Maria Costa Nunes, 100 - Sucupira - Arcoverde/PE
Gratuito
Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado de Pernambuco 

Comentários