Assistência Social promove curso de formação para trabalhadores do SUAS


A Secretaria de Assistência Social de Buíque realizou nos dias 22 e 23 de maio, o curso de Formação para os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) sobre a operacionalização da Política e do Serviços da Assistência Social. O evento, coordenado pelo Secretário Matheus Albuquerque, aconteceu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, nos horários da manhã e tarde. 

Segundo Matheus, a capacitação envolveu todos os trabalhadores e trabalhadoras da Assistência Social. “Levamos informações e novas práticas para todos os profissionais da área, como educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais, agentes administrativos, ASG, vigias, recepcionistas, dentre outros profissionais do CRAS, CREAS, CadÚnico/Bolsa Família, SCFV e os servidores da própria secretaria”, afirmou.

A formação contou com uma programação diversificada, desde dinâmica de acolhimento, com o enfoque na reflexão, conduzido pelo facilitador e consultor Joelson Rodrigues, ex-secretário Executivo de Assistência Social do Estado de Pernambuco, que proferiu palestras e esclarecimentos sobre o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS), instituído por meio da Resolução CNAS/MDS nº 96, de 15 de fevereiro de 2023.

Segundo o secretário Matheus Albuquerque, o novo programa visa “qualificar e fortalecer o Cadastro Único como tecnologia social de identificação de famílias em situação de vulnerabilidade a partir da correção das distorções na sua base de dados, criando oportunidade para acesso a serviços, benefícios e programas sociais a pessoas que necessitam da Assistência Social e outras políticas públicas, mas que ainda estão fora do Cadastro Único ou estão com dados desatualizados”. Fotos: San Silva

Comentários