Arquimedes assina adesão de Buíque ao Projeto Cidade Pacífica do MPPE


Um dos atos importantes do final de abril assinados pelo prefeito Arquimedes Valença (MDB), mais precisamente no último dia 28, sexta-feira passada, foi a adesão do município de Buíque ao Projeto Cidade Pacífica do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O município se une agora a outras 64 cidades que fazem parte do projeto. Para o prefeito, mais um passo para garantir um clima de paz. 

“Sempre tivemos a preocupação de garantir uma política de segurança no âmbito do município, quando criamos a Guarda Civil Municipal ainda no ano de 2005, com o objetivo de garantir a proteção aos bens públicos e atuar junto aos órgãos estaduais e federais para garantir mais segurança a nossa população. Ao aderirmos ao projeto Cidade Pacífica, nos comprometemos a fortalecer ainda mais esse trabalho”, afirmou Arquimedes lembrando que equipou, fardou e garantiu nos últimos anos veículos para a atuação da GCM. 

Com o Cidade Pacífica, as prefeituras se comprometem a reduzir os índices de criminalidade locais, desenvolvendo ações concretas de promoção da segurança para a população, previstas no projeto, o qual ainda acompanha os indicadores de violência de cada município participante e cria um ranking periódico, apontando os que reduziram a criminalidade. Os que conseguem sucesso, realizando oito eixos (cinco determinados pelo MPPE e três que são escolhidos pelas prefeituras) são certificados pelo MPPE devido ao resultado satisfatório.

O projeto também tem o mérito de levar, de um município para o outro, experiências bem-sucedidas a partir de iniciativas simples, como a iluminação das vias, segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; proteção integrada nas escolas; empresas solidárias, transporte pacificador e pacificação de bares e similares (Operação Bar Seguro). 

Comentários