“Sempre tivemos a preocupação de garantir uma política de segurança no âmbito do município, quando criamos a Guarda Civil Municipal ainda no ano de 2005, com o objetivo de garantir a proteção aos bens públicos e atuar junto aos órgãos estaduais e federais para garantir mais segurança a nossa população. Ao aderirmos ao projeto Cidade Pacífica, nos comprometemos a fortalecer ainda mais esse trabalho”, afirmou Arquimedes lembrando que equipou, fardou e garantiu nos últimos anos veículos para a atuação da GCM.
Com o Cidade Pacífica, as prefeituras se comprometem a reduzir os índices de criminalidade locais, desenvolvendo ações concretas de promoção da segurança para a população, previstas no projeto, o qual ainda acompanha os indicadores de violência de cada município participante e cria um ranking periódico, apontando os que reduziram a criminalidade. Os que conseguem sucesso, realizando oito eixos (cinco determinados pelo MPPE e três que são escolhidos pelas prefeituras) são certificados pelo MPPE devido ao resultado satisfatório.
O projeto também tem o mérito de levar, de um município para o outro, experiências bem-sucedidas a partir de iniciativas simples, como a iluminação das vias, segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; proteção integrada nas escolas; empresas solidárias, transporte pacificador e pacificação de bares e similares (Operação Bar Seguro).
Comentários
Postar um comentário