Agricultura define orientações sobre inspeções e emissão de GTA’s na Feira do Gado


Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Agricultura, recebeu a visita de representantes da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco - ADAGRO, para tratar das inspeções e emissões de GTA’s na Feira Livre de Animais (Feira do Gado) do município. 

A partir de junho, serão realizadas inspeções educativas com orientações a todos os criadores e criadores que comercializam na Feira Livre de Animais de Buíque. No entanto, após este período, só entrará na Feira do Gado quem estiver em dia com a ADAGRO, com a GTA (Guia de Transporte Animal) válida. O veterinário da prefeitura estará presente durantes as ações, bem como a equipe da Secretaria dando todo suporte necessário.


Durante a reunião o Secretário Aldy Régis conversou com Janayra Magalhães, Gerente Regional, Fiscal Estadual, médica Veterinária; Felipe Rocha, ADAGRO ULSAV Arcoverde/Assistente de Defesa Agropecuária; Maíra Freitas Guimarães, Fiscal Estadual Agropecuária/Médica Veterinária; e Vitória Alexandrine Pereira Messias, Assistente de defesa agropecuária.

O GTA eletrônico é uma inovação que serve para ter um registro efetivo dos animais e toda a sua procedência, origem, destino e o calendário de vacinação, armazenado num banco de dados que será útil no controle e erradicação de doenças, pois possibilita uma total rastreabilidade. É um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito intradistrital e interestadual de animais para qualquer finalidade (abate, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros). A GTA não é obrigatória apenas para cães e gatos. 

Fotos: Leonardo Silva 

Comentários