ESCRITAS INQUIETAS - Nº 21... HISTÓRIA DO OLHO (Georges Bataille)


Por: Cláudio Raul

*Título: História do Olho 

*Género: Novela/ Ficção.(Erótico). 

*Autor: Georges  Bataille

*Páginas: 144 

*Ano: 2015

*Editora: Cosac & Naify 

*Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

SOBRE O AUTOR: 

Georges Albert Maurice Victor Bataille (Puy-de-Dôme, 10 de Setembro de 1897 - 8 de Julho de 1962) foi um escritor francês, cuja obra se enquadra tanto no domínio da literatura como nos campos da filosofia, antropologia, economia, crítica literária sociologia e história da arte. O erotismo, a transgressão e o sagrado são temas abordados em seus escritos.

SINOPSE: 

O livro narra história de um casal de jovens, Simone e seu parceiro, o suposto narrador da obra. Os  mesmo têm uma natureza sexual estranha, acompanhado de orgias, torturas, e até mesmo mortes, por outras palavras sadismo. A medida que vão seguindo seu caminho, toda essas experiência sexuais são relatadas de forma fria, e abertamente, sem nenhum pudor, pelo seu parceiro, o suposto narrador.

MINHA OPINIÃO: 

O livro é completamente fora do normal, confesso que me fez lembrar "Marques de Sade" mas o livro é realmente interessante de se ler. Um livro com uma narrativa fluida, apesar das cenas serem chocantes, mas é uma narrativa que nos leva a conhecer mais á fundo sobre até que ponto vai a natureza do Homem sobre a sexualidade. Muitas das vezes nos deparamos com casos na realidade que ficamos apavorado, mas, Batallie, em seu livro nos mostra com mais profundidade, mexendo  com a emoção do leitor. As cenas mostradas no livro, nos parece meio duvidosa, mas percebemos que é uma natureza que faz parte do homem, embora sejam cenas arrepiantes, mas sentimos que sim, existe uma parte de nós que pode realmente sentir um certo desejo, com aquilo, o que nos remete a pensar se o sadismo realmente é um estilo de vida? Faz parte da uma natureza humana? Se sim, tais actos podem ser condenado? Se forem feita de uma maneira inconsciente ? E por duas pessoas que tem a mesma natureza? Em 120 dias de sodoma, é realmente ao contrário, mas o nosso autor Bataille romantizou a natureza sádica  em seu livro. E a parte mais intrigante, e nota informativa logo ao começar que diz que o autor foi aconselhando pelo seu psicólogo a escrever essa história... 

Obs: Uma leitura indispensável, mas não para qualquer um.



Comentários