ARCOVERDE RECEBE A PRIMEIRA EDIÇÃO DA MOSTRA CINECLUBE CABOCLO – I FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS DA COMUNIDADE DO VERANEIO


A MOSTRA CINECLUBE CABOCLO - I FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS DA COMUNIDADE DO VERANEIO é um festival de cinema inédito que tem sua primeira edição realizada de forma hibrida e gratuita, de 22 a 23 de abril de 2023. O objetivo é lançar luz sobre essas obras e compartilhar esses preciosos registros com um público mais amplo ao longo de 2 dias, serão exibidos 10 filmes de diferentes épocas, países e formatos. 

A programação conta com filmes brasileiros e preferencialmente pernambucanos os quais serão selecionados na convocatória para um maior alcance dessas obras e valorização de seus trabalhos onde serão selecionados pelos curadores Everaldo Marques, Mateus Manoel e Maria Valismery. 

Além da programação de filmes, teremos uma roda de conversa com o sr. Everaldo Marques curador do Cineclube Segunda Chance com Interação de Linguagens da ACBM, sobre o desafio de fazer a curadoria em lugares tão verdadeiros e necessários que são as comunidades carentes de nossa cidade. 

Ficou interessado se inscreva em https://forms.gle/c4TDZ5GFVnMkrAbq8, para participar da nossa primeira edição.

Cineclube Caboclo: este projeto foi criado em 2021 onde usa o cinema como personagem principal em suas atividades socioculturais. Além de trabalhar com atividades fílmicas, o espaço também usa a arte e a cultura popular como ferramenta de inclusão cultural para os moradores da comunidade do Veraneio. Visa ampliar o debate sobre a politica, conscientização da religião (afro-indígena e afro-brasileira), meio ambiente, gênero e direitos, por isso, suas sessões cinematográficas através do cinema contemporâneo nacional e internacional e após cada exibição, uma roda de conversa propriamente puxada pelo mediador. O local tem capacidade para abrigar até trinta pessoas e todas suas sessões ocorrem às quartas-feiras de forma híbrida ou presencial com sessões a partir das 16h para o público infantil e às 19h para o público adulto. 

A Tenda de Jurema Encanto das Sete Flechas foi criada em 1996 e em 2021 foi construída a sua sede para poderem atuar nos trabalhos espirituais, sociais, econômicos e artísticos. A nossa tenda de jurema é um templo religioso sem fins lucrativos, que se destina ao acolhimento e desenvolvimento espiritual dos seus membros, contribuindo para a expansão da consciência religiosa, fundamentando-se nos sagrados além de desenvolver trabalhos voltados para o sociocultural onde tem dois projetos em execução o “Cineclube Caboclo” e “Na minha comunidade tem Arte” com o objetivo de ser uma plataforma de descoberta artística para os jovens, para que eles possam decidir seu futuro através da arte e da fé.

- “temos que fixar na mente das pessoas que a comunidade periférica tem várias potencialidades, mas não esquecer suas carências. Sabemos que a arte transforma o jeito de pensar, agir e opinar, ela serve para abrir horizontes, movimentar a mente e alimentar a alma. Todos os dias meninos e meninas brilhantes crescem nas comunidades periféricas com capacidade de se tornarem grandes artistas” diz os seus responsáveis Mateus Manoel e Maria Valismery uns dos responsáveis do projeto e da Tenda de Jurem Encanto das Sete Flechas. 

Comentários