ESCRITAS INQUIETAS - Nº 20... METAMORFOSE (Franz Kafka)


Por:
Cláudio Raul

* Título: Metamorfose

* Género: Novela/ Ficção.

* Autor: Franz Kafka 

* Páginas:54

* Ano:1915 

* Editora: Livros do Brazil

* Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐ 

SOBRE O AUTOR: 

Franz Kafka (1883-1924) foi escritor tcheco, de língua alemã, considerado um dos principais escritores da Literatura Moderna. Suas obras retratam a ansiedade e a alienação do homem do século XX. Franz Kafka nasceu em Praga, na época do Império austro-húngaro, na atual República Tcheca, no dia 3 de julho de 1883. Era filho de Julie Kafka e de Hermann Kafka, rico comerciante judeu.

SINOPSE: 

O livro narra a história de Gregor Samsa um jovem, que em uma manhã, acorda  metamorfoseado, transformando-se em barata, Gregor não consegue se levantar de sua cama, com vergonha, e medo que as seus familiares o vissem, daquele jeito, decide então ficar no quarto, e tentar dormir, de modo a crer que  tudo se resolva o mais rápido possível, mas o que ele não imaginava, é que isso seria o seu maior pesadelo e sua destruição, Gregor, passa por varias humilhações, e até mesmo por parte de sua família, uma vez que era ele que sustentava a casa, mas depois dessa tragédia, tudo mudou.

MINHA OPINIÃO: 

É um livro difícil desse ler, logo no início, ao nos deparamos com os primeiros versos que são bastantes controversos, é difícil de encaramos. O autor consegue criar um ambiente de desconforto na emoção do leitor, provocando uma asfixia, pôs o jeito que a personagem é apresentada, de uma forma desesperadora, prende logo a nossa atenção na narrativa.

Além disso, o livro trata várias questões sociais, científico, e até mesmo filosóficas.

Obs: Uma leitura indispensável. 



Comentários