Buíque é destaque em caderno de boas práticas para as mulheres da Amupe


O prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), teve seu trabalho reconhecido em defesa e valorização das mulheres sendo destaque em caderno de “boas práticas municipais de políticas públicas para mulheres em Pernambuco”, lançado pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE nesta quinta-feira (23) em seminário realizado na sede da entidade, em Recife. A Secretária da Mulher, Santina Tereza, representou o município no encontro. 

Ela ressalta que o apoio e investimento que o prefeito vem realizando desde 2017, quando criou a Secretaria da Mulher até hoje, com a constituição de uma ampla rede de proteção e valorização da mulher foram destaques no caderno lançado pela Amupe, tendo duas páginas dedicadas a esse trabalho. 


O caderno destacou as ações desenvolvidas para as mulheres no município no enfrentamento à violência contra a mulher, o empoderamento feminino; a transversalização das políticas de gêneros nos setores da saúde, assistência social; do trabalho e renda e ações para as mulheres rurais. 

Entre as boas práticas de Buíque destacada no Caderno está a Rede de Mulheres Empreendedoras composta por sete grupos e cerca de 120 mulheres envolvidas, direta ou indiretamente, na produção e comercialização do artesanato e da gastronomia regional. O material explicita que todo esse trabalho é realizado no Espaço Municipal de Arte Carlos Henrique Benício, bem como em feiras regionais e exposições com vistas à geração de renda e garantia da autonomia econômica das mulheres. 

A Secretária da Mulher de Buíque, Santina Tereza, revela que tudo isso foi possível e hoje Buíque é um exemplo graças a toda a estrutura disponibilizada pelo governo do prefeito Arquimedes Valença, como: salas, equipes, material de apoio à produção das mulheres, logística para deslocamento, alimentação, hospedagem para participação em feiras; material de divulgação, além de todo o apoio para o pleno funcionamento da secretaria e seus equipamentos. 

O seminário promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE e o Grupo de Mulheres do Brasil, em Recife, com o tema “Mulheres & Políticas Públicas”, que destacou a experiência positiva da prefeitura de Buíque reuniu prefeitas, prefeitos e gestoras municipais de políticas públicas para as mulheres para debater temas em favor das mulheres. 

Comentários