A peça teatral baseada no livro "A Última Masoxi" de Beni Dya Mbaxi, voltou a lotar o anfiteatro WYZA da fundação Arte e Cultura.

Imagem/Divulgação

A obra literária ‘A Última Masoxi’, do escritor angolano Beni Dya Mbaxi, prémio ‘African Honoree Authors Awards 2021, voltou a ganhar vida em palco, numa peça de teatro com os alunos do curso da Fundação Arte e Cultura, tem como encenador, professor Wengui Dias. A encenação aconteceu na última sexta-feira, 02, pelas 19:30 minutos, no Auditório Wyza Anfiteatro.

Do livro ao palco, o espectáculo, montado por combate ao abuso sexual e à violência contra as crianças e adolescentes, abordando, tal como no livro, a estória de uma menina angolana de apenas 11 anos de idade, conhecida como Masoxi, que sofre abusos sexuais por parte do seu padrasto e algumas vezes é agredida por se recusar à submissão.

Imagem/Divulgação

O enredo, que traz à reflexão as peripécias vivenciadas por Masoxi, em consequência do abandono a que ficou votada por parte da mãe que era tóxico dependente, tem a finalidade de meditar, alertar, mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade sobre a questão da violência sexual contra menores e a importância de se confrontar, conversar e discutir esse problema.

Beni Dya Mbaxi, autor do livro, vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no mundo da literatura, arrebatando prémios internacionais e consequentemente elevando o nome de Angola em outros palcos.

Beni Dya Mbaxi é autor de cinco livros, entre os quais, uma edição publicada em Londres, Inglaterra. Possui o internacional prémio ‘African Honoree Authors Awards’ com a obra ‘A última Masoxi’ Prémio global dos autores africanos 2021 e o prémio ‘Escritor Revelação 2021’ em Angola. Prêmio Jovem Escritor do Ano 2022, na Premiação Dipanda.

Comentários