Poeta Josessandro Andrade lança Livro “A Roda do escárnio”, que traz poemas de resistência política ao Bolsonazismo


A Roda do Escárnio é um Livro que traz Poemas de Resistência política ao Bolsonazismo , e aos tempos sombrios que o Brasil está vivendo. Manifesto político e denúncia social, a obra com 155 Páginas, é de Autoria de  Josessandro Andrade, e está sendo publicado pela Editora Módena (São Paulo SP). 

“A Roda do escárnio" é uma resposta literária contundente aos Escarnecedores, cuja negação da importância do saber e do legado de Paulo Freire, e o xenofobismo contra o Nordeste encontram aqui uma Balbúrdia lírica de protesto e denúncia social, brotando em versos livres, Sonetos e poesia popular, um Canto de Luta diante das dores coletivas e individuais. Com o subtítulo de “Antologia o pandemônio”, a obra se divide em várias partes, cada uma com um tema específico, mas que se entrelaçam na unidade temática de Vigília poética pela democracia, em defesa da civilização contra a barbárie. “Balbúrdia” traz poemas sobre a Necropolitica e a Idade média neoliberal do Brasil atual. Com prefácio de Lau Siqueira, poeta e jornalista, ex-Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, os poemas criticam o armamentismo do governo miliciano e sua ojeriza pelos programas socais.  “O Que o Nordeste oferece “mostra estilos de Cantoria de Viola, como Sextilhas, décimas, gemedeira, Mourão Perguntado, baião de sete linhas, galope a beira-mar e outros, ressaltando as raízes, talentos, atrativos e potenciais nordestinos. numa Reação em versos, a quem ofereceu capim aos Nordestinos. Já “O ABC de Paulo Freire & outros poemas de sala de aula” - com apresentação do músico e cordelista Allan Sales, narra em Literatura de Cordel a Experiência de Alfabetização de Adultos em Angicos RN e aspectos da Vida e obra do Patrono da Educação Brasileira, bem como Outros Cordéis e Poemas sobre a Educação Libertária, a defesa da ciência e do conhecimento.  Em outra parte do livro, “Areal- A Santa Cruz Carbonária – Poemas dos Casarios de Olinda & Monteiro e outras lutas mais”, que Desagravam a Felipe Santa Cruz (e seus familiares), Presidente Nacional da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil-, ultrajados pela Despresidente BolsoNero. Além de contar a Saga de Augusto Santa Cruz – “O Guerreiro Togado”, relata lutas libertárias de Olinda-PE e Monteiro-PB, o Desaparecimento do militante político Fernando Santa Cruz (Pai de Felipe) e o calvário de sua mãe, Elzita Santa Cruz, na peregrinação em busca do corpo. “Pólvora Alheia” são Prosopoemas  em Miniaturas, que Satirizam o Discurso do BolsoNazismo, a partir de textos bolsonarosos.

Para Lau Siqueira, poeta, jornalista e ex - Secretário Estadual de Cultura da Paraíba, O engajamento político desta obra de Josessandro é mais do que necessário. “A poética de Josessandro neste livro (mas não apenas neste livro) se debruça na permanente denúncia. Um modo firme e contundente de se posicionar diante da vida. É uma poesia de pura resistência política. Uma escrita que do começo ao fim vai denunciando a necropolítica e as políticas de extermínio, característica da extrema-direita que cresce impunemente em nosso país, diz Lau no prefácio de “Balbúrdia”, o capítulo poético inicial de “a Roda do escárnio”. Já Allan Sales, músico, compositor, xilogravurista e cordelista, define Josessandro  como “Um humanista militante de cultura e de inserção política progressista, neste binário, torna-se desde sempre um agregador de pessoas e talentos, sempre na perspectiva do agir coletivamente, que defino numa palavra: generosidade”. Outros que aparecem na obra analisando a poética do autor e dando depoimentos sobre ele são Marcelo Santa Cruz, (Advogado, ex-Vereador de Olinda (PT)), Antônio Jorge de Siqueira (Escritor ensaísta e professor universitário) e Zé Luiz do Candeeiro, cantor, compositor, poeta e professor.

O Autor, Josessandro Andrade é Poeta, Compositor, Autor Teatral, Cordelista e Professor, premiado em inúmeros festivais.  Tem Livros e cordéis editados e Cd gravado. Trabalhos publicados no Brasil, Portugal, Argentina e Estados Unidos. Músicas autorais com inúmeros parceiros, gravadas e premiadas. Sua Poesia tem sido divulgada em diversos estados do Nordeste brasileiro. Como artista do povo, fez diversas participações no cinema nacional, sendo recentemente um dos destaques do Filme "Returno”, documentário de Vinicius Andrade e Caio Z, que mostra as questões políticas do Brasil, na visão do povo nordestino e sertanejo. Poeta Companheiro, Gosta de recitar poemas nas Passeatas estudantis e dos Sindicatos de trabalhadores rurais e da educação, bem como de declamar poesia nas feiras, nas praças, bares, mercados, perto do povo, dando voz ao mesmo e sendo voz do seu povo.

Comentários