ESCRITAS INQUIETAS - Nº 16... OS MENINOS QUE ENGANAVAM NAZISTAS (Joseph Joffo)


Por: Cláudio Raul

Título: Os Meninos que Enganavam Nazistas

Autor: Joseph Joffo

Editora: Vestígio

Páginas: 320

Ano: 2017

Nota:  ⭐⭐⭐⭐⭐

Joseph Joffo nasceu em Paris no dia 2 de abril de 1931. Filho de barbeiro, teve uma infância feliz até a chegada da Segunda Guerra Mundial. Durante a ocupação alemã, sua família judaica é perseguida. Joseph conseguiu escapar com seu irmão e só retornou a Paris após o fim da guerra. Escritor, roteirista e ator ele é reconhecido mundialmente por ter contado a sua história no romance “Un sac de billes”, publicado em 1973.

SINOPSE: 

Durante a segunda guerra mundial, aquele que foi um dos períodos mais trágico da história, dois garotos, irmãos judeus, Josephe, fogem dos alemães nazistas, ao encontro de sua irmã mais velha, são perseguidos, passam por várias dificuldades, e mesmo assim ainda encontram um jeito de se divertir no meio de tanto perigo.

MINHA OPINIÃO: 

Um livro comovente, pelo facto de ser uma história real, ao lermos conseguimos realmente sentir à angústia de um jovem que apenas quer a liberdade e faz de tudo para o conseguir, mesmo passando por momentos, tempestuosos. O livro em si aborda grandes reflexões de superação, com grande impacto na vida social das pessoas. É difícil não tirarmos alguma lição, todo momento desde que começa a fuga dos garotos, a preocupação do leitor, seja com que tudo termine bem, e que eles consigam realmente sair daquela situação, mas o final, é surpreendente.

Obs: Um livro indispensável.



Comentários