O livro "O Capote" de Nikolai Gogol é a nossa Dica de Leitura


Por: Beni Dya Mbaxi

Nikolai Gogol (1809-1852) foi um escritor russo. Sua obra situa-se no estilo do realismo da literatura russa, apesar de alguns trabalhos apresentarem características do surrealismo. Sua principal obra foi “Almas Mortas” - considerada a primeira novela russa moderna. Destacam-se também "Diário de um Louco" e "Nariz".

Nikolai Vassilievitch Gogol nasceu em Velyki Sorotchintsi, no Império Russo, na região da atual Ucrânia, no dia 31 de março de 1809. Sua nacionalidade hoje é reivindicada tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia.

Sobre o livro 

O livro conta estória de um funcionário público, conhecido como Akaki, amante da sua profissão, o trabalho era sua pura paixão, mesmo não respirando bom clima no seu serviço, nunca trabalhou mal-humorado. Ele amava o seu trabalho. Akaki viu sua vida em declínio quando os seus colegas de serviço acharam melhor zombar dele através do seu capote que estava em péssimo estado, o pobre Akaki achou melhor trocar, mas nunca pensou que isso lhe custaria a vida. 

Achou melhor ter um novo capote e o responsável deste desejo foi o costureiro que tinha a sua confiança, mas o capote lhe custou uma poupança até atingir os valores solicitado, feliz estava quando recebeu o novo capote, que também não ficou muito tempo com ele, acabou ser roubado numas das noites à caminho de sua casa, o acontecido o deixou deprimido e amargurado, o resultado foi a sua morte, o pobre Akaki despediu-se da humilde vida. 

Remendo este maravilhoso livro, a cada página desfolhada, é um mergulho no universo da literatura russa. Portanto, aconselho-vos a lerem este magnífico livro. 

"Quem lê, é um bom emissor".

Comentários