"Dizanga Dia Muenhu" de Boaventura Cardoso, é a nossa Dica de Leitura


Por: Beni Dya Mbaxi

Escritor e poeta angolano, Boaventura Cardoso nasceu a 26 de julho de 1944, em Luanda. Viveu os primeiros anos da sua vida na região de Malange, tendo ido posteriormente para a cidade de Luanda. Aí concluiu os estudos primário e secundário. Academicamente fez a sua formação na área das Ciências Sociais, com grau de licenciatura. A partir de 1977, assumiu as funções de Diretor Nacional do Livro e do Disco, de Secretário de Estado da Cultura e de Ministro da Informação. Tendo despertado para as Letras ainda muito jovem, o autor começa por publicar, aos vinte e três anos de idade, alguns contos e poemas nas páginas culturais de conhecidos jornais da capital.

Sobre o livro: 

Esta obra foi publicada em 1977, é a  primeira obra do escritor angolano, Boaventura Cardoso. O livro é composto por dez contos, a mesma é marcada pela sociedade angolana subdomínio do colono português, podemos ver às dificuldades do povo negro residente nos musseques e em partes interiores do país, e em cada conto nota-se também momentos hilariantes e tristes vividos pelas personagens, que acabam por envolver o leitor ou leitora. Podemos considerar esta magnífica obra como uma anatomia da sociedade angolana na era colonial, mostrando o cima e baixo da população angolana.

Aconselho-vos a lerem este maravilhoso livro, portanto, voltaremos nas próximas oportunidades com mais Dicas de Leituras. "Quem lê, é um bom emissor".

Comentários