Alunos da escola do Kaimbambo, município do Bailundo, na província do Huambo, utilizaram o livro A Última Masoxi de Beni Dya Mbaxi para trabalho escolar


O livro "A última Masoxi" do jovem escritor angolano Beni Dya Mbaxi vem ganhando espaço ao nível nacional e internacional, o livro foi lançado no ano 2020 em Londres, Inglaterra. Nos últimos dias, vem sido com frequência objeto de estudo nas escolas e sendo recomendado para trabalhos escolares no ensino secundário, nos últimos meses foi usado pelos alunos da 9 classe do colégio Real Século XXI, em Luanda, e agora foi usado também na parte sul do país, Angola, na província do Huambo, no município do Bailundo, pelos alunos da escola Kaimbambo, no município do Bailundo. De realçar que o livro foi premiado na África do sul pelo prêmio global dos escritores africanos 2021, na categoria de empoderamento às crianças. 


A obra conta a história de Masoxi, uma mulher que foi vítima de abusos sexuais, maus tratos e cárcere privado durante a infância. Masoxi, quando criança, vivia com a mãe, toxicodependente, e com o padrasto. Era um lar emocionalmente instável, por isso sentia que era responsabilidade sua cuidar da mãe, mesmo sendo tão nova. Foi aos 11 anos, após o falecimento da sua progenitora, que o que era mau ficou pior. Ela foi posta em cárcere privado e abusada sexualmente pelo seu padrasto durante anos. Passou por experiências cruéis e traumatizantes. 

Comentários