O livro "Thato deseja ser uma borboleta", de Paula M.O. Otukile, é a Dica de Leitura desta semana


Por: Beni Dya Mbaxi

Paula O. M. Otukile é uma entusiástica jovem ativista da violência baseada no gênero de Motswana e autora premiada. Ela escreveu mais de 20 livros e é a primeira jovem africana a colaborar com mais de 10 escritores africanos de diferentes países africanos. Poliglota de renome, estudou francês, mandarim, fala português, espanhol, inglês e várias línguas africanas.

Paula O. M. Otukile é escritora e fundadora do projeto Mulher Forte de premiação de literatura africana que reconhece escritores, poetas e literatura africanos como um todo e inspira africanos a crescer e vender seus livros e artesanato, além de fazer webinars e workshops.

Sobre o livro 

Este livro é sobre violência baseada em gênero e conscientização sobre abuso sexual. Trata-se de uma criança de dez anos que é abusada sexualmente por seu jardineiro enquanto a mãe está sendo abusada fisicamente pelo pai.

Ele fala no modo bebê para atender às crianças. A verdadeira questão é sensibilizar o abuso de forma transversal sem deixar nenhuma idade, pois as crianças são as que mais sofrem! O livro está em suaíli, espanhol, português, setswana e inglês. 

Thato deseja ser uma borboleta é um livro baseado em um tema no qual uma criança entra em um modo de fuga ao se transformar em uma borboleta para fugir do abuso, sempre que é abusada.

Ele explora o trauma e a dor que as crianças passam. E não termina aí, este livro tem perguntas e respostas para as crianças compreenderem e saberem o que fazer se alguém as machucar ou abusar delas. Sexo no passado era um tabu, mas agora não é, até o abuso machista e masculinista do poder no lar é destacado. Este livro ganhou um prêmio internacional de literatura no prêmio Global AfriCAN Honoree na África do Sul em julho de 2021.

Aconselho-vos a lerem este maravilhoso livro de poemas, portanto, voltaremos nas próximas oportunidades com mais Dicas de Leituras. "Quem lê, é um bom emissor".

Comentários

Postar um comentário