Análise literária dos livros "A redoma de vidro", de Sylvia Plath e "O estrangeiro" de Albert Camus


Por: Cláudio Raul

Quando terminei o livro da Sylvia Plath a Redoma de vidro, publicado em 1963. Senti algo familhar, poderia ser só mais uma fantasia, mas algo bem lá no fundo dizia que não, cosntantei o estilo existencialismo muito patente na narrativa, pois dois factos, ou acontecimentos, me fizerem ter certeza que eu estava no caminho certo, ao longo da leitura, fui comparando ao livro o "estrangeiro"  do escritor Albert Camus, publicado em 1957. O escritor, considerado um dos príncipe do estilo existencialismo Literário. 

PARTE 1

1 - A personagem Meursault do livro o estrangeiro, é alguém que esta sempre a questionar-se sobre o sentido da vida, há um facto marcante, na narrativa em que o mersulth, vai ao funeral da sua Mãe, e não demonstra nenhuma empatia, e fica analisando, e questionando, no seu interior sobre todo mundo estranho que se encontra no funeral.  

1 - O mesmo acontece em "Esther" a protoganista principal, do Livro a redorma de vidro, quando a mesma se  encontra no funeral da sua melhor amiga Joan e acontece quase a mesma coisa, ela passou toda a serimonia se perguntando quem ela estava enterrando, ficou reparando em todas as pessoas, que estavam presente no funeral, amigas, pessoas da faculdades, famílias, toda gente conhecida, mostrando assim, que não demonstrava nenhum sentimento pelo cortejo fúnebre de sua amiga.

Portanto a uma  semelhança. 

PARTE 2  

1 - Quando o Meursault o protoganista principal de "O estrangeiro", mata o Arabi, é condenado apena de morte, posto na prisão, é visitado por um padre que o obriga a renúnciar as suas preces, ele simples nega, aceita o seu distino, o padre o abandona.

2 - A vero semelhança entrou mais uma vez em ação, quando no segundo livro A Redoma de vidro, a nossa personagem principal, Esther a pois sofrer de uma depressão profunda, é internada na psiquiatria, e em uma das suas visitas, quem apareceu? É um padre, que dizia que ela tinha que aceitar o senhor o seu salvador, mas a Éster negou, e disse que preferia queimar no inferno.

 OPINIÃO INQUIETA

Temos aqui dois livros completamente diferentes, mas com uma  vero semelhança incríveil, bem, com base nas minhas investigações constantei que ambas têm o estilo existencialismo muito patente, apesar de terem  sido escrito em épocas, e países diferentes. São realmente obras inquietas, e linda de  se  ler,com uma escritas fluida, acompanhada de  reflexões profundas sobre o sentido da vida. 



Comentários