O livro "Sangue Negro", de Noémia de Sousa é a Dica de Leitura desta semana


Por: Beni Dya Mbaxi

Escritora moçambicana, Carolina Noémia Abranches de Sousa Soares nasceu a 20 de setembro de 1926, em Lourenço Marques (hoje Maputo), Moçambique, e faleceu a 4 de dezembro de 2002, em Cascais, Portugal. Poetiza que, numa espécie de postura predestinada, desembaraçando-se das normas tradicionais europeias, de 1949 a 1952 escreve dezenas de poemas, estando muitos deles dispersos pela imprensa moçambicana e estrangeira. Com apenas 22 anos de idade, surge na senda literária moçambicana num impulso encantatório, gritando o seu verbo impetuoso, objetivo e generoso, vincado (bem fundo) na alma do seu povo, da sua cultura, da sua consciência social, revelando um talento invulgar e uma coragem impressionante. Mestiça, revela ser marcada por uma profunda experiência, em grande parte por via dessa mesma circunstância.

Sobre o Livro: 

Nesta edição chancelada pela editora Kapulana, em 2016. "Sangue Negro", um livro composto por 13 poemas, considerado o único livro publicado na carreira da escritora, às poesias são marcadas por  luta de libertação de Moçambique sua terra natal, nota-se nos versos o engajamento, a coragem de uma mulher, ainda clamando e suplicando aos colonizadores que a retirassem tudo, mas não a música. Podemos ver num dos versos de sua poesia intitulada "Súplica":

- Por isso pedimos 

 de joelhos pedimos 

tirem-nos tudo...

Mas não nos tirem a vida

Não nos levem a música! 

O eu-poetico que não foge muito do eu-autora, recorda à sua infância, marcada pela saudade de sua mãe; 

- Ainda grito 

Porque quero ser ainda, sempre, pela vida fora

O que fui outrora: 

Rainha nas costas de minha mãe! 

Portanto, é um livro interessante de se ler, aproveite a oportunidade, leia assim que puder. Voltaremos nas próximas oportunidades com mais Dicas de Leitura! "Quem lê, é um bom emissor". 



Comentários