ESCRITAS INQUIETAS - Nº8... A REDOMA DE VIDRO (Sylvia Plath)


Por: Cláudio Raul

* Titulo do Livro: A redoma de Vidro

* Autor: Sylvia Plath

* Género: Romance

* Editora: Biblioteca Azul

* Ano: 2014

* Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Sylvia Plath nasceu em Boston, EUA, em 1932. Teve uma passagem melancólica por Nova York, tentou o suicídio por mais de uma vez, casou, em 1956, com o poeta inglês Ted Hughes, e foi com ele para Cambridge, Inglaterra. Teve dois filhos. ... Sylvia sempre escreveu sobre seu universo íntimo, sem esforços para disfarçá-lo.

SINOPSE: 

O livro conta a historia da Esther Greenwood, uma jovem inteligente vivendo em Nova York e com um futuro promissor, mas que questiona muito a respeito do sentido da vida e sobre suas escolhas - Mas a vida da Esther, segue um outro rumo, quando é atingida por uma depressão, e é internada em um sanatório, passando então a descrever seus estados emocionais, durante o seu tratamento: suas recaídas, frustrações, superações, dificuldades.

OPINIÃO INQUIETA 

Um livro interessante, de ficção biográfica. Sylvia é daquelas escritoras que não leva desaforos, fale o que pensa, verdades nuas e cruas, mas com uma certa criatividade. É intrigante lermos o que ele escreve, porque a narrativa é contada na  primeira pessoa, trás traços autobiográficos confirmados pela própria autora, num enredo marcado pela depressão da protagonista Esther, uma leitura linda, poética e muito triste, o mais curioso é que a narrativa, têm traços do estilo existencialismo, a nossa protagonista faz varias questões e reflexões, no estilo fluxo de consciência, sobre o sentido da vida, o que nos dá uma grande alerta para o contexto actual, em que vivemos.

* Aconselho a lerem, pois é uma daquelas "Leituras Indispensáveis".



Comentários