A Dica de Leitura desta semana, é o conto "O Machete", de Machado de Assis


Por: Beni Dya Mbaxi

Machado de Assis (1839-1908) é um dos maiores representantes da literatura brasileira. O grande escritor foi o responsável por inaugurar o Realismo, que teve como marco inicial a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicada em 1881. Machado deixou um conjunto vasto de obras. Foi contista,cronista, jornalista, poeta e teatrólogo, além do que é o fundador da cadeira n.º 23 da Academia Brasileira de Letras.

Sobre o Conto: 

O conto "O Machete" foi publicado originalmente em Jornal das Famílias , 1878. Este conto, é o primeiro na coleção feita pelo inglês "Jhon Gledson" na obra "50 contos de Machado de Assis". 

- O conto narra história do jovem Inácio Ramos, o violonista, que aprendeu a tocar o instrumento com o seu dez anos de idade, aprendera com um senhor alemão que veio à sua cidade, e o jovem tornara assim um grande artista, que encantara dois estudiosos que vieram de São Paulo para sua cidade, jovem Inácio Ramos, casou-se com uma jovem de 17 anos, Carlotinha, que o entendera à sua condição de vida, Inácio amara o violoncelo, o instrumento onde mostrava à sua mestria na arte e sua melancolia nata. Mas, com passar do tempo se encantou também por outro instrumento, o machete, instrumento que ele dizia ser Melhor...

Este conto, mostra a mestria do uso da ironia e as grandes metáforas usadas pelo o pioneiro do realismo brasileiro, o grande Machado de Assis, é um conto indispensável de se ler, o final da narrativa surpreendente qualquer leitor. 

Voltaremos nas próximas oportunidades com mais Dicas de Leituras. "Quem lê, é um bom emissor". 

Comentários