ESCRITAS INQUIETAS - Nº6... MADAME BOVARY (Gustave Flaubert)


Por: Cláudio Raul

* Livro: Madame Bovary.

* Gênero: Romance.

* Autor: Gustave Flaubert

* Ano. :1857

* Editora: Barbara Carmo.

* Páginas: 319

* Nota ⭐⭐⭐⭐⭐

Gustave Flaubert nasceu no dia 12 de Dezembro de 1821. Após breves estudos em Paris, sofre de uma doença mental que o obriga a permanecer na propriedade da família em Croisset, perto de Rouen. A doença, que o acompanhou até ao fim dos seus dias, permitiu-lhe dedicar-se exclusivamente à literatura. Valeu-se da circunstância para concluir a primeira versão de Educação Sentimental. A lenda, baseada neste retiro literário, fez de Flaubert uma espécie de beneditino das letras, conhecido pela sua grande cultura e exigências estéticas. No ponto de inflexão do romantismo ao realismo.

 SINOSPE

"O Livro conta a historia de Emma, uma garota criada no campo pelo seu avô, mas que vê a sua vida, tomando um outro rumo, quando o médico Charles, a pede em casamento, e a leva para cidade, Emma adora os livros, e com sonhos Inspirada pelo que lê nos livros, Emma quer uma vida melhor, cheia de glamour, e coisas que só os ricos podem comprar, mas infelizmente seu marido Charles Bovary, não consegue lhe proporcionar essa vivência. Pensando o que poderá alcançar o que tanto quer. Emma ou ou Madame Bovary, procura em outros homens, apoio para satisfazer os seus desejos.

"OPINIÃO INQUIETA"

Gostei muito do livro, é realmente uma história interessante, uma narrativa leve, apesar da prosa poética ser muito patente no enredo. O livro permite o leitor observar tão bem as características psicológicas das personagens,essencial há da protagonista, Emma Bovary, ou simplesmente Madame Bovary, apois a leitura, o leitor pode dar se conta, o quanto pesado e destruidor é o livro, pelo simples facto de albergar varios temas em sua volta, como a desavença conjugal, a depressão, suicídio e a negligência médica, são esses alguns factores, que o autor Flaubert nos faz perceber o grande objecto de estudo, que é o realismo, preocupando, em mostrar a natureza tal como ela é, o modo como o escritor narra os acontecimento, me fazia várias vezes lembrar O autor STENDHAL de "O VERMELHO E O NEGRO" mas, Madame Bovary é realmente um romance sem igual, considerado o pioneiro do estilo realismo.

* Aconselho a lerem, pois é uma daquelas "Leituras Indispensáveis".



Comentários