PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU: REDE HOTELEIRA DE BUÍQUE E REGIÃO SE APROXIME DOS 100% DE OCUPAÇÃO PARA O PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

Localizado no Agreste do Estado, à aproximadamente 280 km da capital Recife, o município de Buíque vem se destacando entre os destinos turísticos do Nordeste. Sendo a porta de entrada para o turismo no segundo maior Parque Nacional (PARNA), o Parque Nacional do Catimbau vem se sobressaindo entre os destinos de ecoturismo da região.

Criado em dezembro de 2002 através de lei federal, O PARNA do Catimbau possui aproximadamente 62.200 hectares de extensão e caracteriza-se por sua grandiosidade e beleza cênica, primitivismo e formações geomorfológicas que exibem verdadeiras obras de arte, esculpidas por processos erosivos que originaram diversas formas como chapadões, cânions e pequenas cavernas. O Parque conta ainda com sítios arqueológicos com inscrições e pinturas rupestres datadas de 6 mil anos de idade e uma riqueza cultural ímpar, fundamentada nos povos tradicionais indígenas e em artesãos reconhecidos nacional e internacionalmente.

Com a reabertura dos atrativos turísticos e o novo normal imposto pela pandemia, alguns fatores têm contribuído para o crescimento da atividade turística no PARNA Catimbau, um desses fatores é a necessidade de se fazer turismo doméstico e em lugares com maior acessibilidade econômica e contato direto à natureza.

Ações do Governo Estadual e a atual gestão Municipal tem auxiliado no fomento do desenvolvimento turístico local e o resultado está expresso na situação atual dos meios de hospedagem de Buíque, com a abertura de novos meios de hospedagem e a ocupação total da rede hoteleira, que conta com pousadas, hostels, áreas de camping e hospedagem domiciliar. Esta situação vem se repetindo ao longo do segundo semestre de 2021 e a expectativa é que a alta demanda continue influenciando diretamente na rede hoteleira local e regional, como é o caso deste fim de semana, em que estaremos sediando o primeiro Encontro de Ecoturismo do Vale do Catimbau e a ocupação nos meios de hospedagens de Buíque e região tem registrado quase 100%.

Comentários