Biblioteca Escolar da EPJM realiza Mostra Literária para celebrar obra do poeta Alcides Lopes de Siqueira


No ano que a Escola Professor Jorge de Menezes completa 75 anos de existência com uma vasta programação, sendo assim a mais antiga não só em Sertânia, mas uma das mais antigas da Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema, há boas várias boas noticias. Além  de  passar a ser uma Escola de Referência em Ensino Fundamental II, funcionando em regime semi-integral,  já em 2022, um projeto ainda em 2021  vai promover a leitura e a literatura sertaniense, dentro das dependências da escola e fora dela, integrando a comunidade.

Trata-se da Mostra Literária Alcides Lopes de Siqueira - O Doutor da Poesia, realizado pela Biblioteca Escolar da EPJM- Escola Professor Jorge de Menezes, sob a Coordenação do poeta e professor Josessandro Andrade. Alcides Lopes de Siqueira foi nascido em Sertânia-PE, médico, membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, poeta, contista e ensaísta, Alcides Lopes de Siqueira foi vencedor de Concursos de poesia da Academia Brasileira de Letras  e da Federação das Academias de Letras do Brasil. Sua Poesia tem sua qualidade ressaltada por estudiosos do quilate de Evanildo Bechara. Foi fundador do Movimento Armorial com Ariano Suassuna. Publicou os Livros de Poesia Espelho de Três Faces, Abelhas e Rosas, e O tempo do Adadá, além de  contos “Paisagens anteriores”. Conhecido como o “Doutor da Poesia”.

A Ação é dividida em várias etapas , sendo a primeira  a distribuição nas dependências escolares de cartaz de Arte visual, contendo poemas do autore  pequena biografia, com #Poesiaemsaladeaula, #Poesiaemmural, #Poesiaemrefeitorio, #Poesiaembanheiro, #Poesianabiblioteca, #poesianojardim, #Poesiaemonibus, entre outros locais da cidade de grande circulação de pessoas, #Poesiaportodaparte, uma verdadeira campanha  de popularização da Poesia de Alcides Lopes de Siqueira.


Em seguida, tem ainda a circulação de vídeos  destes poemas recitados pelo aluno Thalysson Andrade e exibidos no YouTube, Facebook e Instagram, bem como reportagem com vídeo nos blogs Tribuna do Moxoto (Sertânia PE). ACORDES (Associação Cultural de Sertania) Cocar (Coletivo Cultural de Arcoverde), Choque Cultural (Buíque PE)  e Gota d'água (Petrolândia PE).

Haverá ainda a veiculação de áudios destes poemas declamados pelo aluno Thalysson Andrade no programa Pintando o sete, de Luiz Wilson (Rádio  Sertania FM) e (Rádio Itapuama FM) Arcoverde PE. Bem como em dez grupos de ZAP de poetas e professores da região do Sertão dó Moxoto Ipanema. 

Thalysson Andrade é aluno do 9º ano A, da Escola Professor Jorge de Menezes (EPJM) e vem se destacando como poeta e declamador nas atividades da escola, já tendo até se apresentado em uma edição do Cantares da Terra, realizado em frente a Casa da Cultura, na Rua Velha. É de uma família de poetas e artistas. Seu tio materno já falecido, Fernando Leite Leal era poeta cordelista, com vários poemas publicados. Seus primos paternos o cantor, compositor e sanfoneiro Andrade de Sertânia (Jacildo, radicado em Vitória da Conquista-BA), o poeta Josessandro Andrade e o cantor e compositor Luiz Wilson. Ter morado vizinho a Casa dos Poetas, onde chegou a se apresentar foi também uma boa influência para Thalysson, que se considera um “Amante da Poesia”. Thalysson Andrade, assim como outros jovens adolescentes, com incentivos como esse, podem ser o futuro da Poesia e da literatura sertanienses.

Soneto do Homem Feliz-

Feliz aquele que vive na aldeia 
Longe do mundo de ambições e intrigas
E sente aos pés a terra que semeia
E a vida rude enfrenta sem fadigas

Feliz quem planta o milho, o trigo, a aveia 
E vê brotar o ouro das espigas
E colhe o pão para a fartura alheia
E assim ao mundo estende as mãos amigas

Feliz quem segue este elevado exemplo
Do lavrador que faz da terra o templo
E do trabalho a sua religião.

E embora pobre, embora abandonado
Vive do fruto do trabalho honrado
E ainda divide ló seu minguado pão. 

Autor: Alcides Lopes de Siqueira
                O Doutor da Poesia

Comentários