A coluna desta semana, é o conto “A MULHER MAIS LINDA DA CIDADE”, do Escritor Norte-americano CHARLES BUKOWSKI

Henri Charles Bukowski nascido, Andernach,16 de Agosto de 1920, morreu em Los Angeles, 9 de Março de 1994. Foi um poeta, contista e romancista estadunidense nascido na Alemanha. Sua obra, de caráter inicialmente obceno e estilo totalmente coloquial, com discrições de trabalhos braçais, porres e relacionamentos baratos, fascinou gerações que buscavam uma obra com a qual pudessem se identificar. 

SOBRE O LIVRO

Este conto, é o primeiro conto do livro “ Crónica de um amor louco. Ereções, ejaculações, exibicionismos – parte 1. 

É um conto interessante! Narra história de Cass, a mais nova de cinco irmãs, considerada por muitos louca, mas para o narrador participante, era a mulher ideal, não era apenas uma simples mulher, era a mulher mais linda da cidade, mas Cass não aceitava a sua beleza. Razão pela qual, tentou várias vezes o homicidio, esta prática, deixava muitas vezes enfurecido o seu grande admirador, que nunca se achou a nivel dela. 

Cass abandonada pelos pais, ela e as suas irmãs foram criadas num convento, suas irmãs nunca contentaram-se com a forma que Cass despreza a sua beleza, para elas poderia fazer mais com o lindo rosto, e sendo mistiça de india e com cabelos pretos, talvez conseguiria rapidamente as coisas. Muitas vezes, Cass duvidava da sua beleza, podemos apreciar num dos dialogos da narrativa com o narrador participante:     

— Me acha bonita? — Perguntou

— Lógico que acho, mas não…é mais que uma simples questão de beleza…

— As pessoas sempre me acusam de ser bonita. Acha mesmo que sou? 

Esta duvida  atormentava-a o tempo todo, porque Cass queria ser valorizada por ser humana e não apenas pela beleza, e afirmava sempre que gostaria de ser feia como o seu admirador, havia momento que Cass desfigurava-se em várias partes do corpo para poder ficar feia e ser negada, mas nem mesmo esta prática afastava-lhe de ser bonita.

Este conto, é um conto muito interessante, achei-o muito actual e leva-nos a uma reflexão profunda sobre a importância do ser e da beleza, por isso, recomendo-vos! 

Voltaremos nas proximas oportunidades com mais Dicas de Leituras. “Quem lê, é um bom emissor”.

*Beni Dya Mbaxi, pseudônimo de Bernardo Sebastião Afonso. Jovem Escritor Angolano, nascido em Luanda, aos 28 de Maio de 1997, estudante universitário no Curso de Língua Portuguesa e Comunicação, na Universidade Metodista de Angola.

Comentários

Postar um comentário