ESCRITAS INQUIETAS - Nº2... LOLITA (Vladmir Nabokov)

Por: Cláudio Raul


* Livro: Lolita

* Autor: Vladmir Nabokov

* Editora: Olympia Press

* Páginas: 336

* Ano: 1955

* Género: Romance

* Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Vladimir Nabokov (1899-1977) nasceu em São Petersburgo, Rússia, no dia 23 de abril de 1899. Filho de uma família abastada teve uma professora francesa e uma governanta inglesa, tornando-se trilíngue antes mesmo de ler e escrever em russo. Ainda na adolescência, começou a escrever suas primeiras poesias. Foi aluno da Tenishev school, em São Petersburgo, e com a ajuda do professor de literatura, ainda com 17 anos, teve seu primeiro livro publicado, “Poems” (1916), uma coleção com 68 poemas escritos em russos.

SINOPSE 

O livro conta a história de  um professor universitário de Literatura de meia-idade sob o pseudônimo Humbert, está obcecado por Dolores Haze, de 12 anos, com quem ele se torna sexualmente envolvido após ele se tornar padrasto dela. "Lolita" é seu apelido privado para Dolores.

OPINIÃO INQUIETA!!!

Considerei realmente Lolita um livro extremamente controverso, porem interessante, pelo facto de Nabukov, romantizar a pedófilia nesta narrativa, é muito estranho e arrepiante ao lermos o livro, e pensar na diferença de idade, das personagens, (Lolita 12 anos, Humbert mais de 40) a viverem uma vida romântica, e terem relações sexuais, é pertubador só de imaginar, e  também da para notarmos que  estamos perante a  uma relação doentia, pois a personagem Humbert neste caso o protagonista (pedofilo) é um narrador não confiável, pois possuí uma sanidade mental questionavel, ao contar varias mentiras, e ocultar informações. É realmente muito duvidoso afirmar que é uma história de amor, o livro é tão INQUIETO que fica difícil encotrar adjectivos para podermos classificar, ao longo da história notamos que o Humbert passa a chamar a Lolita de  ninfeta (adolescente sexualmente atraente). Como um dos texto tirado do livro nos  mostra.

"Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, no três, nos dentes. (NABUKOV IN LOLITA)." 

A prosa poética é uma característica principal na narrativa deste livro, tanto que iremos notar frequentemente, no desenrolar de alguns acontecimentos.

* Aconselho a lerem, pois é uma daquelas "Leituras Indispensáveis".


 

Comentários