DICA DE LEITURA: Livro "DIÁRIO DE UM LOUCO, de Nikolai Gogol

Por: Beni Dya Mbaxi*

Nikolai Gogol (1809-1852) foi um escritor russo. Sua obra situa-se no estilo do realismo da literatura russa, apesar de alguns trabalhos apresentarem características do surrealismo. Sua principal obra foi “Almas Mortas” - considerada a primeira novela russa moderna. Destacam-se também "Diário de um Louco" e "Nariz". Nikolai Vassilievitch Gogol nasceu em Velyki Sorotchintsi, no Império Russo, na região da atual Ucrânia, no dia 31 de março de 1809. Sua nacionalidade hoje é reivindicada tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia.

Minha Opinião Sobre o livro: É um livro bastante curto, mas com uma linguagem clara, o escritor consegue prender o leitor. "É um livro que tira risada do leitor através das frases ditas pela personagem principal". Aproveito dizer que o narrador é participante, logo, quero dizer que o narrador é o personagem principal. A estória é interessante, embora, é pintada pelo fantástico bem colado com o realismo. Esta linda obra é considera como umas das principais obras da literatura moderna russa, o livro narra estória de um conselheiro titular, que vive aborrecido com o seu trabalho e acaba por se apaixonar com a filha do seu chefe, mas impossível de estarem juntos! O personagem principal acaba a estória pensando que é rei de Espanha. Contundo, acho que essa  utopia de ser rei o leva a uma pequena epifania. Aconselho-vos a procurarem a ler esta magnífica obra! 

Voltaremos nas próximas oportunidades com mais Dicas de Leituras. "Quem lê, é um bom emissor". 

*Beni Dya Mbaxi, pseudônimo de Bernardo Sebastião Afonso. Jovem Escritor Angolano, nascido em Luanda, aos 28 de Maio de 1997, estudante universitário no Curso de Língua Portuguesa e Comunicação, na Universidade Metodista de Angola.

Comentários