Buíque vai sediar o Centro de Ecotecnologias do Nordeste – CEN

@LeonardoSilva

Localizado no Agreste de Pernambuco, o município de Buíque será sede do Centro de Ecotecnologias do Nordeste – CEN, cujo projeto foi apresentado na última sexta-feira (24) na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos com a presença do prefeito Arquimedes Valença e do vice-prefeito Túlio Monteiro. Tendo à frente o professor Sebastião Alves, o CEN será um grande referencial como revela o prefeito.

“Receber tamanho empreendimento que visa promover o desenvolvimento sustentável respeitando o nosso ecossistema, trará para Buíque os olhares de todo o Nordeste e abrirá um novo campo para o crescimento e o desenvolvimento do município. Só temos a agradecer ao professor Sebastião e ao demais que compõem o CEN”, afirmou.

Segundo os responsáveis, o CEN, que será instalado no Distrito de Catimbau, se propõe a ser um centro de referência para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, implementação e difusão de ecotecnologias, que são tecnologias que visam minimizar danos ao ecossistema e que promovam, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sustentável.

Fazem parte do Centro, além do professor Sebastião Alves, o professor Francisco Fachine (sócio-fundador), Cythia Xavier (sócia-fundadora), Georgia Miranda (tesoureira) e Luiz Cavalcante (secretário).

Entre os objetivos do CEN, estão a realização de projetos que promovam impactos sociais, econômicos, territoriais e ambientais, por meio da geração e implantação de ecotecnologias e tecnologias sociais; além de desenvolver e executar projetos que visem a promoção da formação de jovens e adultos do campo, da cidade, dos quilombos, das aldeias e da agricultura familiar, considerando a importância da educação contextualizada, a cultura e a diversidade.

O Centro de Ecotecnologias do Nordeste – CEN tem ainda como objetivo a promoção de ações e projetos de economia criativa, solidária e circular, com foco na produção, comercialização, beneficiamento e consumo responsáveis, visando erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais; como também ações e projetos em educação básica, do campo, profissional e superior.

@LeonardoSilva

Estavam presentes a apresentação os vereadores Elson Francisco e Preto Kapinawá que atuaram através do Deputado Estadual Isaltino Nascimento, além dos secretários Esildo Barros (Turismo), Aldy Regis (Agricultura), Matheus Albuquerque (Juventude), Santina Oliveira (Mulher), Felipe Batista (Coordenador do Gabinete), Fernanda Carvalho (Diretora de Turismo), entre outros.

A gestora do Sesc Ler Buíque, Geilza Paulino, esteve presente na reunião, jutamente com Edimilson Paulino, representando a Cáritas Diocesana de Pesqueira.

Fotos: Leonardo Silva 

Comentários