LIVRO LEVA A POESIA DO SERTÃO DO MOXOTÓ-IPANEMA PARA PORTUGAL

“Ecos do Nordeste” é o nome do Livro que leva a  poesia dos poetas do Nordeste para Portugal. É um caminho para um reencontro da poesia nordestina, com suas raízes lá na Penísula Ibérica, faixa de terra que avança para o mar e engloba os países pátrios de idioma de origem no latim: Portugal, Espanha e França.  Editado em Lisboa, pela Infinita Lisboa, empresa de assessoria literária, a antologia poética reúne poemas de vates de vários estados do Nordeste.

Desde 20018, três volumes vem sendo publicados, sendo um a cada ano. Inicialmente Sob a Coordenação geral da Pernambucana-Carioca Adriana Mayrinck, hoje radicada em Lisboa, Portugal, e Josessandro Andrade, poeta de Sertânia, Pernambuco, da Editora Moxotó, nos anos de 2018 e 2019.  Já a partir de 2020 somaram-se a eles a Coordenação no Brasil das Poetas Adna Raul (Salvador-BA) e Patricia Cacau (Fortaleza-CE). A  Capa dos três volumes, são telas do artista plástico, poeta e teatrólogo Zito Jr., sertaniense radicado em Sumé-PB, sendo a programação visual e paginação da Designer Júlia Mayrinck.

Os Livros vem sendo lançados anualmente no Palácio Baldaya, em Lisboa, Portugal.No ano de 2018, lançamento do primeiro volume da antologia, contou com a participação da poeta e artista plástica Inez Oludé, nascida em Betânia-PE, Sertão do Moxotó-Ipanema, criada em Sertânia-PE, e radicada em Bruxelas, na Bélgica, onde vive desde 1976, como ex-presa política da ditadura militar brasileira e professora de artes. O volume mais recente foi lançado através de lives, por conta da pandemia do novo corona vírus. 

A Região do Moxotó-Ipanema vem encontrando no Livro “Ecos do Nordeste”, um espaço privilegiado para divulgação de seus poetas escritores, cordelistas, cantadores, aboiadores e poetas do coco. Nesta  edição 2020 do Ecos do Nordeste estão presentes os poetas: Genival Silva - Genival Poeta - e Jaqueline Torres (Pesqueira-PE), Túlio Lins Araujo (Arcoverde-PE), Ze Luiz do Candeeiro (Tupanatinga-PE), Abaeté do Cordel, André Pinheiro, Ésio Rafael , Gabriel Oscar, Ilton Pinheiro, Oziel Silva, Josessandro Andrade, Vanildo Silva e Zito Jr. (Sertânia-PE). Outros poetas tiveram um espaço privilegiado, nas orelhas do livro,  os Mestres e ícones : Assis Calixto e João Silva (Arcoverde-PE), Lourinaldo Vitorino (Venturosa-PE), Didi e Seu É (Pedra-PE) e Zé Castor ( Alagoinha-PE). 

Conexões e Ecos em Lisboa

Esta ligação do Sertão do Moxotó –Ipanema com Portugal surgiu em 2017  quando  o poeta Josessandro Andrade foi selecionado para participar da Antologia “Conexões Atlânticas”, volume 1 que reúne poetas brasileiros e portugueses organizada pela poeta e escritora  brasileira Adriana Mayrinck em Lisboa. A  indicação partiu do escritor Edson Mendes, da UBE - União Brasileira de Escritores, secção Pernambuco. Em 2018, além de Josessandro Andrade, o volume 2  do livro “Conexões Atlânticas”  inclui os poetas da região: Carlos Alberto Cavalcanti (Arcoverde-PE), Gabriel Oscar (Sertânia-PE), Maninha Celestino (Monteiro-PB) e Duval Brito (Sertaniense radicado em Paulo Afonso-BA).  

A Partir daí, as portas se abriram e Adriana Mayrink convidou Josessandro Andrade para Coordenar juntamente com ela  um novo projeto: Ecos do Nordeste, a Voz da Poesia Nordestina nas terras lusitanas. Arregimentando poetas na internet, o novo trabalho abriu espaço para que os poetas sertanejos dos vales do Moxotó – Ipanema pudessem ver sua poesia romper mares, chegando a Europa e desembocando na Capital Portuguesa, sob os auspicios da assessoria literária da Infinita Lisboa. O Livro tem seus exemplares distribuídos para bibliotecas de universidades e escolas, bem como em eventos  literários e feiras de livros para professores e  estudantes da área de literatura. Os poetas tem  ainda seus poemas divulgados nas redes sociais da infinita Lisboa e da Ecos do Nordeste, além do blog Literário “Toca a Escrever”, do jornalista e crítico literário  Português Emanuel Lomelino;

No primeiro volume de Ecos do Nordeste, publicado em 2018 a capa é de autoria de Zito Jr, mas as  ilustrações são de Erick Lima, xilogravurista potiguar, filho do Poeta Abaeté do Cordel, sertaniense radicado em Natal-RN, onde fundou e mantém a dez anos  a Casa do Cordel, que foi umas das grandes homenageadas deste volume 1, que consagrou a Literatura do cordel pela escolha como Patrimônio Cultural  Imaterial do povo brasileiro. O Livro presta um tributo in memorian aos poetas falecidos Pinto do Monteiro (Monteiro-PB),Luiz Carlos Monteiro, Jairo Araujo, Walmar, Waldemar Cordeiro, Alcides Lopes de Siqueira  e  Ulysses Lins(Sertânia-PE). Estes dois últimos tem estrofes de sua lavra inseridos nas orelhas da obra, assim como o Cantador e cordelista Genival Pereira (Gato Novo) e os aboiadores Inacio Siqueira (Sertânia-PE) e Zequinha Aboiador( Pesqueira-PE). Foram publicados os poetas da região do Moxotó-Ipanema:  Clea Camelo, Leandro Vaz, Túlio Araujo, Carlos Alberto Cavalcanti, Hugo Araujo (Arcoverde –PE), Iraci Barbosa (Buique-PE), Auzeh Freitas, Edmilton Torres, Genival Poeta e Jaqueline Torres (Pesqueira-PE), Ze Luiz do Candeeiro ( Tupantinga-PE), Inez Oludé (Betânia-PE) Alvaro Gois, Asa Branca do Ceará,  Duval Brito, Flávio Magalhães, Gabriel Oscar, Ícaro Emanuel, Jaciel Bezerra, João Lídio, Joaquim Belo, Josessandro Andrade, Lailton Araujo, Laurentino Rocha, Luiz Wilson, Oziel Sousa, Vanuza Silva, Wilson Freire e Zito Jr (Sertânia-PE). 

O Segundo volume de Ecos do Nordeste  que saiu em 2019, com capa e ilustrações de Zito Jr, trouxe uma celebração aos mais de 30 anos do Jornal de Poesia Cabeça de Rato, editado entre Sumé –PB e Sertânia. A Homenagem póstuma foi aos poetas irmãos Mauro Machado e José Alberto Machado (Ubaiataba-BA) e Corsino de Brito e Mozart Lopes de Siqueira (Sertânia-PE). As orelhas inseriram versos dos poetas sertanienses Marcos Cordeiro, Hamilton Rodrigues, Luiz Wilson e Abaeté do Cordel.

O lançamento mais uma vez em grande estilo, ocorrido em Lisboa, Portugal, fez parte da Programação do FLIS, que passou a se chamar Festival Literário Internacional do Sertão, com extensões em Lisboa, Olinda, Sertânia e Arcoverde (PE), Monteiro (PB), São Paulo-SP e Salvador (BA), envolvendo 4 estados brasileiros e 2 países da língua portuguesa. Mobilizando comunidades e escritores, formando platéias e leitores, agregando coletivos e grupos como o Jornal de Poesia Cabeça de Rato, a SAPECAS - Sociedade dos Poetas, Escritores, Compositores e Artistas de Sertânia, o grupo Mulherio das Letras, a SOPOESPE - Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira-PE, A UBE - União Brasileira de Escritores, Núcleo Sertão Moxotó-Ipanema, entre outros, a antologia Ecos do Nordeste, se configura numa ampla rede 

De  poetas e aldeias.  De acordo com Josessandro Andrade, a difusão e a divulgação que “Ecos do Nordeste” vem fazendo dos poetas do Sertão do Moxotó - Ipanema não apenas em Portugal, mas sobretudo, em todo o Brasil, é impressionante. “Ecos do Nordeste vem espalhando a beleza e a felicidade da literatura poética em cabeças e corações mundo afora, levando o cheiro e a cor da terra e da gente do Sertão do Moxotó - Ipanema”, define Josessandro.

O  volume 2 desta antologia trouxe poemas dos seguintes bardos de nossa região:

Auzeh Freitas (Pesqueira-PE), Inez Oludé (Betânia-PE), Alane Gaspar, Gabriel Oscar, Carlos Celso, Hamilton Rodrigues, Marcos Cordeiro, José Carneiro, John Moraes, Vanuza Silva, Josessandro Andrade, Oziel Sousa e Zito Jr.  Adriana Mayrinck que é a idealizadora do projeto e dirige a Infinita Lisboa, empresa de assessoria literária,  coordena e articula a difusão da obra de inúmeros escritores brasileiros em terras portuguesas, bem como promove o intercâmbio entre autores e leitores brasileiros e de Portugal. 

Comentários