Grupo OBÁ AYIÊ realiza Oficina e Espetáculo na Fundação Cultural AMBROSIO MARTINS - Triunfo – PE

Divulgação - Robson Lima

Dias 27 e 28 de agosto, Triunfo recebe o Obá Ayié - Grupo Cultural de Matrizes Africanas, dando início à circulação Mãe das Águas no Sertão, que levará o espetáculo Rainha das Águas Mãe do Mar a quatro cidades do Sertão pernambucano. 

Rainha das Águas Mãe do Mar é um espetáculo híbrido, de música e dança. Traz elementos do Candomblé e do Afoxé para retratar a relação de Iemanjá, Mãe de todos os Orixás, com seus filhos: Exu, Ogum, Oxossi, Xangó, Omulu, Oya e Oxum. É composto por 17 artistas, entre Ogãs (músicos) e bailarinos. 

Oba Ayiê - Grupo de Matrizes Africanas é atuante desde 2015. Surgiu a partir de ações desenvolvidas com crianças, jovens e adultos de comunidades periféricas da cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, e tem como objetivo contribuir para a difusão e fortalecimento da cultura afro-brasileira. O grupo entende que a intolerância tem raiz na falta de conhecimento, por isso nos seus espetáculos compartilha a cultura de Terreiro, através de uma expressão estética e artística que prima pelo encantamento.  

Além do espetáculo, o Oba Ayiê oferece a oficina Do Toque ao Passo, que traz elementos de música e dança, com foco nos diferentes toques e danças para os Orixás. A oficina atenderá um público máximo de 15 participantes por cidade e as inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/1sXueAFFF18eMiUd6

A circulação, que passará ainda por Bodocó, Ouricuri e Floresta, é uma realização da Associação Cultural Raízes do Sertão, com produção da Toró de Ideias e incentivo do Funcultura. Em Triunfo, conta com o apoio da Fundação Cultural Ambrosino Martins. 

Todas as ações do projeto são gratuitas e seguem as recomendações de segurança no combate ao COVID 19. 

Serviço

Oficina Do Toque ao Passo

Dia 27 de agosto, sexta-feira, das 19h às 21h

Espetáculo Rainha das águas Mãe do Mar

Dia 28 de agosto, sábado, às 19h

Local: Fundação Cultural Ambrosino Martins - Triunfo – PE 

Comentários