Buíque passa a contar com a Patrulha Municipal MARIA DA PENHA

Numa solenidade que contou com as presenças da delegada municipal, Dra. Cristina Gomes; Ângela Barros, representando o promotor Silmar Luiz Escareli; Cabo Roseane, da Patrulha Regional Maria da Penha; da secretária de Assistência Social, Teófila Valença, vereadores e outros secretários, o prefeito do município, Arquimedes Valença, instalou oficialmente na manhã da segunda-feira (16) a Patrulha Maria da Penha Municipal, que terá a coordenação da Secretaria da Mulher. Para o prefeito, uma importante ferramenta no enfrentamento à violência contra as mulheres.

“Hoje entregamos as mulheres buiquenses um serviço importantíssimo para a proteção e o enfrentamento a violência que é cometido contra as mulheres. São equipes que se revezarão na proteção as mulheres vítimas das agressões e que estão sob medida protetiva determinada pela Justiça. Nos orgulha saber que hoje temos uma patrulha que vai estar no dia a dia nesse trabalho tão importante”, afirmou.

A Secretária da Mulher, Santina Oliveira, destacou a luta e o trabalho da pasta no sentido de viabilizar as ações e equipamentos necessários para promover a proteção as mulheres buiquenses contra a violência, o seu empoderamento e sua inserção no mercado de trabalho.

“Como já disse o prefeito, temos um trabalho silencioso, mas importantíssimo para salvaguarda a vida e o futuro de dezenas de mulheres que são vítimas da violência em Buíque. Desde que começamos esse trabalho, estamos construindo dia a dia os equipamentos, as ações e projetos que visam atender as mulheres buiquenses em várias áreas. Contamos com apoio da secretária de Assistência Social, Teófila Valença, neste trabalho que só nos gratifica e orgulha, assim como das Polícias Civil e Militar”, ressaltou. Santina ressaltou que a Patrulha vem fortalecer ainda mais esse rede de proteção, de enfrentamento dessa “violência cruel, machista e arcaica que temos hoje em nosso País, estado e região”.

O vice-prefeito, Tulio Monteiro, destacou a importância dessa patrulha para a proteção das mulheres que são vítimas da violência em Buíque. Também falaram durante a solenidade os vereadores Elson Francisco e Dra. Clara Brito; a delegada Dra. Cristina Gomes; Ângela Barros, em nome do promotor Silmar Luiz Escareli; e a Cabo Roseane, da Patrulha Regional Maria da Penha. Presentes também os secretários de Governo, Roberto Modesto; e da Juventude, Matheus Albuquerque; o Coordenador do gabinete do prefeito, Anderson Felipe; além da Chefe de Gabinete, Jéssica Cavalcanti.

A patrulha Maria da Penha contará com uma viatura própria, sinalizada com a marca da corporação e terá três equipes com dois Guardas Municipais cada uma, sendo uma mulher e um homem. Um dos seus papeis iniciais será monitorar e acompanhar as mulheres que hoje estão com medidas protetivas no município.

Durante o encontro, por sugestão da Secretária Santina Oliveira, a delegada municipal Dra. Cristina Gomes, acatou a ideia de instalar nas dependências da DP local uma sala exclusiva para atender as mulheres vítimas da violência. Disse que irá analisar a possibilidade de viabilizar mais esse espaço dedicado à defesa da mulher buiquense.

Fonte: ASCOM da PMB

Comentários