Informe Patronal: 5ª Reunião Ordinária do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de BUÍQUE

Ocorreu na manhã de hoje (05.05) mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Buíque, que foi realizado de forma online. A reunião contou com a participação dos presidentes/representantes de associações, do Secretário de Abastecimento e Agricultura, Aldy Régis, da Coordenadora do CMDRS, Yolanda Andrade Oro, do representante do IPA Buíque, João Santana e do Conselheiro Tutelar, José Cassiano.

A Coordenadora do CMDRS iniciou a reunião com a leitura de uma mensagem dedicada as mães, em seguida abordou sobre os cursos e treinamentos foram e que estão sendo realizados pelo Senar/Ar-PE nas comunidades rurais de Buíque e Itaíba. 

Convidado nesta reunião ordinária, o Conselheiro Tutelar José Cassiano fez uma explanação sobre as ações desenvolvidas pelo Conselho e enfatizou que o programa na rádio Buíque FM vem tendo um grande destaque dentro do município. No final da sua fala ele lançou a ideia de visitar as associações para realização de palestras de conscientização.

João Santana, responsável pelo IPA na cidade de Buíque, falou que o atendimento ainda está de forma reduzida, lembrando que a cidade passou um certo período sem a presença do Instituto Agronômico de Pernambuco, por isso se faz necessário esse período de adaptação. João também informou sobre a entrega das sementes, que junto a Secretaria de Agricultura do município irão disponibilizar aos 2.547 agricultores inscritos no Seguro Safra.

A fala do Secretário de Abastecimento e Agricultura Aldy Régis é sempre a mais esperado, pois assunto é o que não falta na pauta do secretário que desde o inicio da gestão em 2017, vem desempenhando um excelente papel junto as comunidades rurais. Um dos assuntos mais debatido na reunião foi o Garantia Safra 2020/2021, que obteve 2.547 adesões. Também foi repassado que 23 agricultores estão sendo assistidos pelo Senar/Ar-PE, são 2 anos de consultoria de forma gratuita. As Associações podem solicitar aração de terra junto a prefeitura, através de oficio.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que perderam, pelo menos, 50% da produção por causa da estiagem ou excesso de chuvas.

CMDRS // BUÍQUE-PE

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Buíque é um espaço com funcionamento permanente, de participação, discussão, proposição, deliberação, gestão e controle social das políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável do município de Buíque, atuando em todo o município, constituído de entidades da sociedade civil organizada legalmente constituída e do poder público.

Leonardo Silva
- Assessor de Imprensa e Comunicação -
leorogedasylva@hotmail.com 

Comentários