Lei ALDIR BLANC: Grupo Obá Ayiê realizará Oficinas de Formação - Mãe das Águas - do TOQUE ao PASSO

As oficinas serão realizadas no Recanto do Coco, sendo que a primeira ocorrerá nos dias 19, 20, 25, e 27/01 (Dança dos Orixás com Pai Almir dos Santos), a segunda ocorre entre os dias 22 e 24/01 (Oficina de Toque e Canto Nagô com Mestre Chacon Viana). Esta ação foi premiada através da Lei Aldir Blanc (Lei Emergencial da Cultura).

Os organizadores acham importante ressaltar que os participantes irão conhecer e executar nos tambores e atabaques os toques associados tradicionalmente a oito dos Orixás, que estão representados no espetáculo Rainha das Águas Mãe do Mar, do Obá Ayiê. Num segundo momento, serão convidados a conhecer os movimentos relacionados a cada um desses toques, que compõe a Dança dos Orixás. 

Segundo Valderlan Alves, o Objetivo Geral das oficinas é Conhecer e executar cada um dos toques para oito dos Orixás (Exu, Ogum, Oxossi, Oxum, Xangô, Iansã, Iemanjá e Oxalá), bem como os movimentos das danças a eles associados, de acordo com a tradição do Candomblé. 

"Já os objetivos específicos são: Conhecer e diferenciar os tipos de tambores e atabaques; Conhecer as paramentas usadas na dança com os Orixás; Conhecer dados históricos e de origem das religiões afro-brasileiras; Observar a influência da música, da dança e de outros elementos ritualísticos das religiões de matrizes africanas na cultura popular brasileira" ressaltou o Arte Educador..

METODOLOGIA: Seguindo a tradição, os conhecimentos são repassados oralmente e através da experimentação. Serão dois oficineiros, um que se dedicará ao repasse do conhecimento percussivo, dos Toques e outro que se encarregará da dança e dos movimentos. Depois de uma conversa sobre temas pertinentes à História do Candomblé no Brasil e sua influência na cultura popular, ambos irão realizar demonstrações, alicerçados nas músicas e coreografias do espetáculo Rainha das Águas Mãe do Mar.


Comentários