Formação GRATUITA oferece imersão em MAQUIAGEM e FIGURINO em Pernambuco

Talles Ribeiro/Divulgação Agrinez Melo e Vinícius Vieira vão comandar o curso 

Estão abertas as Inscrições abertas para a oficina gratuita de “Introdução à Maquiagem e Figurino Teatral”. Os interessados em participar deverão solicitar ficha de inscrição até o dia 20 de janeiro, pelo e-mail oficinamaquiagemfigurino@gmail.com. A atividade, que é uma imersão nos elementos visuais da cena, será ministrada pelo maquiador Vinícius Vieira e a figurinista Agrinez Melo, ambos premiados em festivais de artes cênicas pelo país. A ação acontece entre os dias 25 e 28 de janeiro, das 14h às 18h. O curso será 100% online, via Google Meet, plataforma de vídeo chamada, e é voltada para profissionais da área cênica e público em geral. O projeto, com proposta inclusiva, conta com acessibilidade, audiodescrição e libras. Apenas 20 vagas serão disponibilizadas.

Nas aulas, o aluno vivenciará por meio de teoria e prática os processos de criação para a caracterização da personagem, desde a leitura e decupagem do texto ao planejamento e execução do produto final. Além disso, os participantes serão desafiados a pensar em soluções artísticas com a utilização de recursos domésticos e materiais alternativos. “A proposta é que o aluno possa experimentar de forma imersiva os bastidores da criação e os processos que envolvem cada etapa do trabalho profissional no teatro, além de possibilitar a instrumentalização técnica e possível recolocação no mercado”, explica Vinícius Vieira.

Os docentes contam com ampla experiência profissional. Agrinez Melo, além de atriz é diretora e figurinista, contemplada com o Prêmio APACEPE de teatro, em 2011 e 2014. Vinícius Vieira é professor universitário em cursos de estética e formação profissionalizante em teatro. É vencedor do prêmio Cenym do Teatro Nacional, na categoria maquiagem e visagismo em 2018 e 2016.

A atividade formativa é realizada por meio dos recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A lista com os selecionados será divulgada no e-mail dos inscritos, no dia 22 deste mês.

FORMADORES

Vinícius Vieira - É maquiador, atuando principalmente nos segmentos das artes cênicas e de produções audiovisuais. Formado em Interpretação Teatral e Jornalismo e é especialista em Docência do Ensino Superior. Atualmente, está mestrando em Perícias Forenses, na Universidade de Pernambuco (UPE), onde desenvolve pesquisa sobre maquiagem de efeito especial aplicado à Perícia. Venceu o Prêmio Cenym do Teatro Nacional na categoria melhor maquiagem e visagismo com o espetáculo Um minuto para dizer que te amo, em 2018. Em 2016, conquistou o mesmo prêmio com o espetáculo O Açougueiro. Indicado ao prêmio APACEPE de Melhor Maquiagem nos anos 2012, 2013 e 2015, sendo contemplado com a premiação em 2014 com o espetáculo Era uma vez um rio e em 2018 com o espetáculo Um minuto para dizer que te amo. No audiovisual, foi responsável pela maquiagem de efeito especial no filme Recife Assombrado e integrou a equipe de maquiagem da série Fãntásticos, em 2017. Atualmente, é professor da disciplina de Maquiagem Teatral na Hipérion Escola de Artes. Ministrou a disciplina de Maquiagem Teatral no Curso de Interpretação Teatral do SESC Piedade (2018). É docente do curso de Estética do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU – Paulista).

Agrinez Melo - Figurinista, atriz e diretora. Formada em Teatro pela UFPE (2004), desenvolve trabalhos de formação teatral e dos elementos visuais da encenação, pesquisando o figurino acessível, e ancestral. Realiza pesquisas relacionadas a atuação cênica através da dramaturgia do corpo e o vetor dos Orixás e os movimentos energéticos ancestrais. Fez parte do grupo do imaginário em Antropologia (2008), onde iniciou os estudos sobre o imaginário de Oxum no teatro e vestimenta. Faz parte do grupo teatral O Poste Soluções Luminosas (focado na pesquisa do Corpo Ancestral Dentro da Cena Contemporâneo a partir do teatro Físico), desde 2006. Criadora da empresa de produção Cultural Doce Agri (ME), focada na acessibilidade, no teatro e nas atividades de formação artística. Indicada a melhor figurino com os espetáculos “Ombela” e “Histórias Bordadas em Mim” nos anos de 2015 e 2016. Premiada como atriz com os espetáculos “Cordel do Amor Sem Fim” e “Anjo Negro”, em 2011, 2014.


Serviço

Curso “Introdução à Maquiagem e Figurino Teatral” (com acessibilidade)

Quando: de 25 a 28 de janeiro, das 14h às 18h

Público-alvo: qualquer pessoa, com ou sem experiência na área das artes cênicas

Inscrições gratuitas: de 5 a 20 de janeiro (solicitar ficha de inscrição pelo e-mail: oficinamaquiagemfigurino@gmail.com)

Onde: Google Meet (atividade remota)

Vagas: 20 

Comentários