MESTRE ASSIS CALIXTO DO COCO RAÍZES DE ARCOVERDE É UM DOS 6 NOVOS PATRIMÔNIOS VIVOS DE PERNAMBUCO

Numa reunião ordinária, nesta quarta-feira (10), o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural elegeu os seis novos Patrimônios Vivos de Pernambuco – 2019. São eles: Mestre Saúba (Brinquedos populares e mamulengos, de Jaboatão dos Guararapes); Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira (Nazaré da Mata); Mestre Aprígio (artesão do couro, de Ouricuri); Mestre Nado (artesão de instrumentos musicais feitos de barro, de Olinda); Assis Calixto (mestre de coco, de Arcoverde); e Tribo Indígena Carijós do Recife (Caboclinho, do Recife).

Seguindo o legado deixado pelo seu irmão Lula Calixto - criador do Samba de Coco Raízes de Arcoverde - Assis mantém viva a história do que é marca registrada da cidade. Ele realiza oficinas ensinando a fazer tamancos de madeira e é também conhecido pelas músicas que retratam o cotidiano interiorano e a arte produzida com material reciclável ou madeira.

*Francisco de Assis Calixto Montenegro - Assis Calixto

Mestre Assis Calixto é natural de Sertânia, e reside em Arcoverde há 67 anos. O mestre é reconhecido no Estado por suas composições e aglutina em seu currículo turnês nacionais e internacionais difundindo o samba de coco, dentro do grupo Coco Raízes de Arcoverde. As composições do Mestre Assis Calixto retratam a vida do sertanejo, elementos da natureza e dos animais. O mestre também confecciona as tamancas de madeira utilizadas para dançar o coco, bastante difundidas pelos integrantes do Coco Raízes em suas apresentações.
Local: Arcoverde (Sertão do Moxotó)
Categoria: artesanato e coco de roda

Informações: Cultura.Pe.Gov / @cfeoficial

Comentários