CIRCUITO ARTE DA PALAVRA TRÁS PARA BUÍQUE O ESPETÁCULO "DE REPENTE RAP", COM O RAPPER VITOR PIRRALHO (AL) E O REPENTISTA JORGE CALHEIROS (AL)

O projeto ARTE DA PALAVRA – REDE SESC DE LEITURAS é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.

O circuito Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras traz a Buíque - Pernambuco o espetáculo “De repente rap”, com o rapper Vítor Pirralho e o repentista Jorge Calheiros, ambos de Alagoas. As apresentações acontecem no Sesc Ler Buíque (05/07) nos turnos da tarde (15h00) e noite (19h30). A entrada é gratuita. 

Montado especialmente para o Arte da Palavra, o espetáculo “De repente Rap” promove um encontro entre a poesia tradicional popular, que é a literatura de cordel, os repentistas ou emboladores, com a contemporaneidade do rap. Um projeto dos alagoanos de peso na cena literária atual: Vitor Pirralho com composições gravadas por Ney Matogrosso e Jorge Calheiros, lenda viva do repente com mais de 100 cordéis publicados (todos decorados na ponta da língua).

As realizações do projeto são compostas por circuitos de Autores, Oralidades e Criação Literária.

Circuito de Oralidades: O circuito pretende abarcar as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações.

De forma sistemática e criteriosa, o Circuito de Oralidades aproxima, em cada manifestação, a riqueza e multiplicidade de vozes, ideias e costumes, por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora.

Metodologia: A fim de contemplar ao máximo as possibilidades da fruição oral da palavra, a curadoria do projeto busca selecionar espetáculos que retratem as diferentes tradições e suas vertentes contemporâneas.

O Circuito de Oralidades privilegia a experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance poética, funcionando não só como uma simples apresentação, mas também como um laboratório de fruição narrativa e poética.

Em cada cidade contemplada pelo projeto são realizadas duas apresentações por dia: uma durante a tarde, voltada para escolas, preferencialmente públicas; e outra durante a noite, aberta para o público geral.

Fonte: Sesc Pernambuco



APOIO CULTURAL:

Comentários