"MARCINALDO ARTES" MINISTRARÁ OFICINA DE GRAFITE NO SESC LER BUÍQUE - UM ALUNO DEDICADO QUE VIROU PROFESSOR NA ARTE DE GRAFITAR

Foto: Leonardo Silva
Cidades do mundo inteiro têm em suas ruas muros e paredes com um toque de arte através dos traços e cores do Grafite. Os princípios para desenvolver desenhos e letreiros serão apresentados em uma oficina que o projeto Cultura Buíque realiza no período de 14 a 30 de maio, de segunda a sexta, no Sesc Ler Buíque.

A oficina será ministrada por Marcinaldo Artes, jovem reconhecido com um importante artista do Grafite em Buíque e região. Durante as aulas, os participantes vão aprender a trabalhar com vários conceitos de percepção deste movimento cultural: a preparação das latas de spray, as técnicas de traçado, o uso de caps manipulados (bicos de lata spray), sombreamento, luzes e o uso de stencils.

“Vamos proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer as técnicas do Grafite, arte que ainda sofre preconceito em muitos lugares. Queremos mostrar que esta arte considerada marginal não se trata de pichação, nem ato de vandalismo, mas de uma forma de expressar sentimentos e a realidade de nossa sociedade através das cores do spray”, explica Marcinaldo Artes.

Como o tema da oficina será o Esporte, o instrutor afirma ainda que esta será uma forma de os jovens viverem na prática a magia da arte, deixando expressa a mensagem do incentivo à prática esportiva. “Tendo em vista que nossa sociedade é um pouco sedenta devido ao uso de tecnologias um tanto viciantes, faremos referência às muitas modalidades esportivas e a sua importância essencial para o desenvolvimento e bem estar das pessoas”.

“O projeto Cultura Buíque é muito importante para a nossa região porque o Sesc procura integrar os jovens com a cultura, em suas diversas manifestações. Já promovemos oficinas de dança popular, de canto popular, de iniciação teatral e,agora, trazemos o Grafite”, ressalta Gilvaneide Marques, professora de Artes do Sesc Ler Buíque.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, no Ponto de Atendimento do Sesc Ler Buíque que fica na Rua Projetada, S/N, no bairro Frei Damião. Serão duas turmas: a primeira terá aulas de segunda a sexta, das 8h às 11h; e a segunda, também de segunda a sexta, das 14h às 17h.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço

Cultura Buíque - Oficina de Grafite
Instrutor: Marcinaldo Artes
Data: de 14 a 30 de maio de 2018
Local: Sesc Ler Buíque
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 11h (Turma 1) e das 14h às 17h (Turma 2)
Inscrições: gratuitas no Ponto de Atendimento do Sesc Ler Buíque – Rua Projetada, S/N – Frei Damião
Informações: (87) 3855-2230

Comentários