Buíque conquista 1º lugar do Previne Brasil na VI Geres


Na manhã da última quinta-feira (28) a Secretária de Saúde de Buíque, Teófila Valença, recebeu em seu gabinete a visita do Gerente Regional de Saúde do Estado, Dayvison Amaral. Em pauta, os indicadores de saúde da regional e, particularmente, do município que foram bastante positivos. Em 2023 Buíque saiu da colocação 87° em todo o estado de Pernambuco e do 6° lugar da VI Geres para o 18° no Estado e 1° lugar da Regional no Previne Brasil.  

“Não poderíamos encerrar o ano com notícia melhor. Graças a confiança e a determinação do prefeito Arquimedes, de toda uma equipe engajada e comprometida com a saúde de nosso povo, fruto de uma saúde preventiva, do fortalecimento da Atenção Primária e a implementação de políticas públicas eficazes capazes de tornar o município referência no Estado de Pernambuco. Estão todos de parabéns”, disse Teófila que estava acompanhada da secretária-adjunta Michelle Novaes.

Essa colocação é em relação a todos os indicadores de saúde como: Vacinação, Acompanhamento Pré-Natal, Triagem para DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Prevenção ao Câncer do Colo de Útero, Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos, entre outros indicadores de impacto na saúde e que são causas para a morbimortalidade das pessoas.

Dayvison também deu uma passadinha na casa do Prefeito Arquimedes onde se colocou a disposição para dialogar e trazer estratégias para manutenção das ações de saúde. O prefeito anunciou com entusiasmos a reforma do bloco cirúrgico para 2024. Um Bloco Cirúrgico moderno e que também trará para o município de Buíque a oportunidade de ser incluído no projeto da Governadora Raquel Lyra, o CUIDA PE que promove mutirões de cirurgias.

No encontro, o prefeito Arquimedes Valença fez um balanço das ações de saúde de seu governo em 2023, como: a Implantação do Centro de Vigilância em Saúde que uniu todas as vigilâncias num mesmo prédio, o Espaço Saúde que congregou o Centro de especialidades médicas, o centro de reabilitação, o centro de saúde da mulher e o centro de fisioterapia num mesmo espaço físico amplo e humanizado, o prefeito falou também da ampliação das equipes de saúde da família da família de 13 para 16 e também a implementação de 2 equipes de atenção primária EAP, Aquisição de Transporte Sanitário - ambulância, Ônibus para o TFD e um Carro para ações de saúde, Construção de 2 novas Unidades de Saúde, sendo uma no Tanque e outra no Amaro.

Fonte: ASCOM da PMB.

Comentários