Buíque leva demandas para a 5ª Conferência Estadual de Cultura


Tendo como foco os eixos temáticos que serão levados a Conferência Nacional, Buíque esteve presente a 5ª Conferência Estadual de Cultura realizada em Gravatá com as presenças da governadora Raquel Lyra; da vice-governadora, Priscila Krause; da secretária estadual de cultura, Cacau de Paula; e da presidente da Fundarpe, Renata Borba; de J. Borges, patrimônio vivo de Pernambuco; além de representantes do Ministério da Cultura. Representando o governo municipal estava Leonardo Silva, acompanhado de San Silva e Triana Cavalcanti, representantes da Sociedade Civil. 

Representantes de 83 municípios estiveram presentes a Conferência que durou três dias para debater e discutir a democratização e o acesso à cultura. Do encontro, foram definidos os delegados que vão para a Conferência Nacional, em Brasília – DF, promovendo a troca de experiências e fortalecendo ainda mais a rede de cultura em Pernambuco, ressaltou a governadora em sua fala.

A 5ª CEC foi um momento rico de construção coletiva de propostas para o futuro do plano de políticas públicas em cultura no estado, reunindo agentes e gestores culturais de Pernambuco. A Conferência contou com mais de 330 delegados, sendo formados por aqueles eleitos nas conferências realizadas em 83 municípios e os titulares do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-PE), Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) e Conselho Consultivo do Audiovisual (CCAU-PE).

Na conferência foram discutidos os eixos para serem levados a conferência nacional, como: I institucionalização, Marcos legais e sistema nacional de cultura; II Democratização do acesso à cultura; III identidade, patrimônio e memória; IV diversidade cultural; V economia criativa; e VI direito as artes e linguagens digitais.

No último dia, Triana Cavalcanti, Delegada representante da Sociedade Civil, foi eleita suplente de delegado do Agreste Meridional, podendo ter a possibilidade de representar o nosso município na Conferencia Nacional.

ASCOM da PMB

Comentários