Iniciada implantação do projeto de comercialização e processamento do coco de Licuri em Buíque


Aconteceu nesta terça-feira, dia 12, na Escola Municipal Antônio de Barros Sampaio, no distrito do Catimbau, a reunião de instalação de um projeto de Comercialização e Processamento do Coco de Licuri ou Ouricuri naquela comunidade.  No encontro estavam as secretárias de Meio Ambiente, Thacia Valeriano; e da Mulher, Santina Oliveira; o secretário Aldy Regis, da Agricultura; juntamente com representantes do SEBRAE, UFPE, ADEPE e da Superintendência Ministério do Desenvolvimento Agrário em Pernambuco. 

O encontro marcou a fase de implantação do projeto com a realização de capacitação e formação em cooperativismo das mulheres que integram a cooperativa que irá fazer o processamento do Coco de Licuri, promovida pelo SEBRAE. Segundo a Secretária da Mulher, Santina Oliveira, o encontro marcou a plantação da primeira semente da cooperativa para que as mulheres que já desenvolvam esse trabalho possam aproveitar o potencial econômico dessa cultura e promover a geração de renda. 

Presentes ao encontro também a Professora do Departamento de Bioquímica UFPE, Marcia Vanusa da Silva; Fernanda Tavares, professora do Departamento de Nutrição da UFPE; Gerlane Melo, Gerente do SEBRAE Garanhuns e Jefferson Fernandes, Gestor de Agronegócio do SEBRAE Garanhuns; representantes da ADEPE - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Everton Arruda; Assessor de Comércio Exterior e Síria M. – Economista | Assessora de APL – ADEPE; e o Prof. Caetano de Carli – Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Pernambuco.

Durante o encontro, as professoras da UFPE anunciaram que as ex-alunas da escola Antônio de Barros Sampaio, Shaylla Santana da Silva Freire- Estudante do segundo ano da Escola Estadual Jornalista Cyl Gallindo; e Renata Gomes dos Santos, foram aprovadas no Programa de distribuição de bolsa para pesquisa de iniciação científica de ensino médio, no projeto de viveiros de recaatingamentos de espécies nativas para a região do parque. É a primeira vez que UFPE disponibiliza duas bolsas de iniciação cientifica de ensino médio fora da região metropolitana do Recife.

Comentários