Saúde promove ações de conscientização dentro do Agosto Lilás em Buíque

A meta da Secretaria de Saúde é promover a qualidade de vida dos usuários buiquenses, bem como, manter o bem-estar de todos. Pensando nisso, o nosso Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Secretaria da Mulher e a Patrulha Maria da Penha (PMP), realizaram um encontro referente ao "Agosto Lilás", onde intensifica ações de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Segundo a Secretária de Saúde, Teófila Valença, essa iniciativa busca evidenciar a discussão sobre um problema alarmante e recorrente em nossa sociedade, levando informação, apoio e esperança às mulheres que sofrem diariamente com qualquer tipo de violência.

Foram ofertadas atividades que promovem um diálogo aberto de um cultivando empatia, respeito e igualdade, com o objetivo de criar uma sociedade mais justa e livre de violência.

O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completou 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Dados: Em Buíque, nos sete primeiros meses de 2023 já foram registrados 141 casos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, segundo dados oficiais da Secretaria de Defesa Social – SDS. O mês de maior número de registro foi junho com 28 casos. Em 2022 foram registrados 221 casos de mulheres vítimas da violência doméstica em Buíque. 

Comentários