Trazendo Envolvimento Cultural e Conhecimento às Cidades: Projeto de Encadernação e Restauro-Preservação e Memória em Destaque


George Silva, proponente do projeto intitulado "Encadernação e Restauro-Preservação e Memória," o qual obteve aprovação no âmbito do Funcultura, juntamente com Jean Carlos, encarregado da produção, estão introduzindo uma iniciativa enriquecedora nas cidades de Arcoverde e Pesqueira, em Pernambuco. O propósito central desse projeto é promover palestras sobre a relevância do patrimônio cultural enquanto emblema da memória coletiva, além de conduzir a "Oficina de Encadernação de Livros e Noções de Restauro e Preservação".

O projeto almeja capacitar profissionais de bibliotecas e arquivos, colecionadores e outros indivíduos interessados na preservação e conservação de acervos. Através dessa oficina, será apresentado de maneira objetiva o processo de restauro de livros, com especial destaque para os critérios que devem ser observados em todas as etapas, concedendo uma valiosa ferramenta para a manutenção e conservação dos acervos bibliográficos e coleções da comunidade.

Fases Concluídas e Próximas Atividades:

Até o momento, o projeto já foi realizado nas cidades de Igarassu e Ipojuca, obtendo considerável sucesso e engajamento por parte da comunidade local. A próxima etapa será conduzida em Arcoverde, no período compreendido entre os dias 31 de Julho e 04 de Agosto, na EREM Carlos Rios. Logo em seguida, a oficina ocorrerá em Pesqueira, entre os dias 07 e 11 de Agosto, na Biblioteca Municipal.

Aspectos Relevantes da Oficina:

Nos primeiros dias da oficina, os participantes terão a oportunidade de participar de um enriquecedor colóquio com o renomado historiador Plínio Victor, que abordará a importância do patrimônio cultural, tanto no âmbito material quanto imaterial. A presença desse especialista promete agregar uma perspectiva aprofundada sobre o tema.

A oficina será ministrada pelo experiente Jadson Bezerra, editor da prestigiosa Icônica Edições Pirata, que compartilhará seus conhecimentos e habilidades na área de encadernação e restauro. Os participantes serão guiados por um processo educativo e prático que envolverá a aprendizagem de técnicas artesanais de encadernação de livros, desde a seleção dos materiais até o planejamento minucioso de cada etapa do processo.

Impacto na Comunidade:

O projeto tem como objetivo fortalecer os laços entre as comunidades e seu patrimônio cultural, estimulando, desse modo, a preservação da história e memória local. Adicionalmente, ao se encadernarem 20 livros do acervo proposto por cada município, totalizando 200 livros no projeto, haverá um impacto positivo na conservação e manutenção do valioso acervo bibliográfico e das coleções das cidades contempladas.

Este evento representa uma oportunidade inestimável para aqueles que desejam adquirir conhecimentos sobre as técnicas de encadernação e restauro, ao mesmo tempo em que se imergem em uma rica experiência cultural. 

Comentários