Buíque presente a monitoramento da VI Geres sobre saúde do trabalhador


Atendendo a convocação da VI Gerência Regional de Saúde – GERES, a Secretaria de Saúde de Buíque esteve presente à reunião de monitoramento realizada pelas coordenações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Programa de Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos – VIGIPEQ. O encontro aconteceu na sede da VI Geres, em Arcoverde. 

Nos últimos anos, Buíque se tornou referência para outros municípios com elevação em seus índices de saúde. O destaque das nossas equipes veio pelos cuidados e monitoramento em Vigilância de população exposta a agrotóxicos. As ações do município tornaram o trabalho da Saúde de Buíque em espelho e líder na implementação de ações voltadas à população buiquense.

Estiveram presentes à reunião de monitoramento: Teófila Valença - Secretária de Saúde de Buíque; Jane Souza - Vigilância Sanitária; Ricardo Siqueira-  Coordenador de Vigilância Ambiental; Fernanda Torres- Enfermeira do CEREST- Regional Petrolina; Gabriella Wrublewski- Psicóloga do CEREST- Regional Petrolina; e Débora Araújo - Apoiadora de Vigilância Ambiental VI Geres. 

CEREST - O Cerest Estadual foi instituído 19 de setembro de 2006, para desempenhar papel importante de matriciador e de retaguarda técnica especializada para as questões de vigilância em saúde do trabalhador. Hoje, Pernambuco conta com o Cerest Estadual e os oito Cerest Regionais como os grandes impulsionadores da Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

VIGIPEQ - O Programa de Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos – VIGIPEQ tem como objetivo o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde de forma a adotar medidas de promoção, prevenção contra doenças e agravos e atenção integral à saúde das populações expostas a contaminantes que interferem na saúde humana e nas inter-relações entre o homem e o ambiente, buscando articular ações de saúde integradas – prevenção, promoção, vigilância e assistência à saúde dessas populações.

Fonte: ASCOM da PMB

Comentários