Informe Patronal: 4ª Reunião Ordinária do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de BUÍQUE

Dando continuidade as reuniões online, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Buíque realizou sua 4ª Reunião Ordinária na manhã de hoje (07.04). A participação dos presidentes das associações foi de suma importância, bem como a presença do Secretário de Abastecimento e Agricultura, Aldy Régis e a Coordenadora do CMDRS, Yolanda Andrade Oro.

Como sempre acontece nas reuniões a Coordenadora do CMDRS iniciou a reunião com a leitura de um texto, fazendo um breve reflexão sobre o momento que estamos vivenciando, mas que logo passará. Parabenizou as associações que estão realizando suas reuniões de forma online ou presencial, pedindo apenas que tomem os devidos cuidados. Adiantou que o pagamento do boleto do Garantia Safra 2021 foi adiado para o dia 19.04. Ressaltou a importância da regularização das associações que estão com o mandatos vencidos. Voltou a frisar sobre o recadastramento das associações junto ao CMDRS. Informou a todos que a Assistência Técnica e Gerencial deu um pausa, período em que realiza a troca do técnico de campo, e por fim comunicou que o contador Marcelo estará atendendo amanhã no Sindicato Patronal.

O principal assunto do Secretário de Abastecimento e Agricultura foi sobre o Garantia Safra, informando que na edição 2019/2020 as adesões foram de 1.943 sendo pagos até o momento 1.488 (gerando uma renda ao município de mais de R$ 1.200.000,00), sendo que 455 agricultores ainda irão receber ao todo mais de 350.000,00. O Garantia Safra 2020/2021 o número de selecionados foi de 3.000 sendo que 350 foram desclassificados, com isso foram gerado 2.650 boletos, dos quais até o momento 2.523 aderiram. É importante informar que o prazo para pagamento dos referidos boletos vai até o dia 19 do corrente mês. O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que perderam, pelo menos, 50% da produção por causa da estiagem ou excesso de chuvas.

Os demais assuntos debatidos ou repassados pelo secretário municipal foram os seguintes: O município de Buíque foi um dos que obtiveram maior adesão ao Garantia Safra; Em breve será iniciado a distribuição de sementes; O IPA voltará a funcionar a partir desta segunda-feira, tendo como responsável o Sr. João, que contará com 2 funcionários cedidos pelo prefeito Arquimedes Valença; Sobre o projeto da Cajucultura foram tiradas dúvidas na questão do plantio junto a empresa responsável; A Sala do Empreendedor será inaugurada ainda neste mês e funcionará na Secretaria de Abastecimento e Agricultura; A secretaria de agricultura está tentando viabilizar a emissão do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) junto ao INCRA, de forma gratuita; A secretaria também está desenvolvendo um aplicativo para cadastro dos produtores e seus associados, a intenção é fazer um levantamento em todo o município; e por último mais não menos importante é que parte do matadouro antigo será transformado numa sementeira, um local adaptado para cultivar plantas a partir de sementes, fazendo com que as plantas germinem de maneira saudável.

CMDRS // BUÍQUE-PE

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Buíque é um espaço com funcionamento permanente, de participação, discussão, proposição, deliberação, gestão e controle social das políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável do município de Buíque, atuando em todo o município, constituído de entidades da sociedade civil organizada legalmente constituída e do poder público.

Leonardo Silva
- Assessor de Imprensa e Comunicação -
leorogedasylva@hotmail.com

Comentários